Mais
    Início Cidades Tapete de Corpus Christi transforma ruas de Tatuí em cenário de fé...

    Tapete de Corpus Christi transforma ruas de Tatuí em cenário de fé e tradição

    Produção é coordenada pela Basílica e Santuário Nossa Senhora

    Procissão tem início na rua José Bonifácio e segue até o Lar São Vicente de Paulo (Foto: Bruno Bandeira)
    Da reportagem

    No feriado desta quinta-feira, 4, ruas da cidade ganharam cores com o tradicional tapete de Corpus Christi de Tatuí. Com um total de 1.166 metros de extensão, a produção foi coordenada pela Basílica e Santuário Nossa Senhora da Conceição.

    Neste ano, uma novidade marcou a celebração: os desenhos já vieram prontos, facilitando o preenchimento com os materiais utilizados na ornamentação.

    A tradicional decoração das ruas, realizada pela comunidade, consiste em desenhos temporários feitos no trajeto por onde passa a procissão do Santíssimo Sacramento. Os tapetes simbolizam a fé dos católicos e a preparação do caminho para a passagem de Cristo, representado na Eucaristia.

    Em Tatuí, a realização do evento vai além do aspecto religioso, tornando-se também um importante símbolo cultural, histórico e de identidade para a cidade.

    Com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, o evento reuniu centenas de fiéis na manhã de quinta-feira. Cada paróquia ficou responsável pela produção de um trecho do percurso.

    Os trabalhos começaram na noite anterior, quarta-feira, 3, às 19h, e seguiram até as 23h, com a participação de integrantes das paróquias e voluntários.

    A procissão pelo tapete teve início ao lado da basílica, localizada na rua José Bonifácio, após a tradicional missa campal, realizada às 8h, na Praça da Matriz.

    O trajeto seguiu pelas ruas Juvenal de Campos, Francisco Pereira de Almeida, avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo e rua Santa Terezinha, encerrando-se em frente ao Lar São Vicente de Paulo.

    Segundo a coordenadora pastoral da liturgia da basílica, Cristiane Rosa da Cruz Mariane, aproximadamente 200 pessoas participaram da montagem do tapete nos dois quarteirões correspondentes à igreja.

    Além do Corpus Christi, outro tema abordado foi o “ano franciscano”, em celebração aos 800 anos de São Francisco de Assis. “Todos nós servimos em unidade por um bem maior. Essa dedicação de todos é só para Ele”, declarou a coordenadora.

    “É muito gratificante. Não tenho palavras suficientes para expressar o amor e a gratidão de ver tudo isso depois de pronto. É o amor de servir com todo carinho”, concluiu Cristiane.

    Neste ano, a preparação contou com uma adaptação diferente dos anteriores. Antes, os desenhos eram feitos com giz diretamente no chão. Agora, as imagens já vieram confeccionadas, sendo necessário apenas preenchê-las com os materiais utilizados. Mesmo assim, alguns voluntários, acostumados a desenhar, continuaram produzindo artes feitas à mão.

    A escolha dos desenhos é definida pela pastoral responsável e os materiais utilizados, biodegradáveis, como pó de serra, pó de café seco, cal, corantes naturais, folhas de fícus, tintas, tampinhas de garrafa e cascas de ovo. A arrecadação dos materiais começa meses antes da celebração.

    Antes mesmo do início da missa, centenas de pessoas já percorriam as ruas para observar o tapete, tirar fotos e fazer orações. Para Sandra Romualdo e família, acompanhar a procissão já se tornou tradição.

    “A tradição continua, está tudo muito lindo. Hoje é um dia de reacender a fé, e isso faz bem para a gente. É a demonstração da fé e da dedicação das pessoas a Deus”, comentou Sandra.

    Após o fim da procissão, uma equipe da Zeladoria municipal realizou a coleta dos materiais utilizados no preenchimento do tapete, deixando novamente a via pública organizada.