
Da Redação
Um caso de estelionato em Tatuí, ocorrido na tarde de segunda-feira, 22, foi denunciado por uma moradora da cidade. Segundo o boletim, a vítima, uma mulher de 26 anos, recebeu mensagens pelo WhatsApp de um indivíduo que se passava por advogado dela.
O suposto defensor teria informado que outro profissional entraria em contato para dar prosseguimento a uma ação judicial em andamento.
Na sequência, a vítima recebeu chamada de vídeo de um homem que se apresentava também como advogado, mas que mantinha a câmera desligada.
Durante a conversa, ele afirmou que ela havia ganhado um processo e orientou que fosse inserido um código em uma área do aplicativo de pagamentos PIX.
Ao realizar o procedimento, o sistema solicitou a senha de transações eletrônicas. Questionado, o golpista afirmou que não haveria prejuízo financeiro. No entanto, logo após, foi realizada uma transferência de R$ 968,70 da conta da vítima para uma conta vinculada a uma instituição de pagamentos.
Ainda de acordo com o boletim, tratava-se do conhecido “golpe do falso advogado”, pelo qual criminosos utilizam informações privilegiadas de processos e dados pessoais para enganar vítimas. O verdadeiro advogado da mulher também teria sido usado como isca no golpe, configurando-se que ele próprio fora alvo de fraude.