
Da Redação
Na terça-feira, 11, uma mulher foi vítima de estelionato em Tatuí. O crime ocorreu por meio do aplicativo de mensagens “WhatsApp”, por meio do qual a vítima, de 51 anos, recebeu mensagem de um número desconhecido, que “seria” de uma amiga.
De acordo com o boletim de ocorrência, a falsa amiga alegou que precisava de um “favor financeiro”, pois tinha uma conta para pagar e o banco não havia liberado o “limite” dela. A golpista pediu que a mulher realizasse uma transferência via PIX, garantindo que devolveria o valor no mesmo dia.
Confiando na suposta amiga, a vítima transferiu R$ 788 a uma conta vinculada ao banco Bradesco. Após a transação, a golpista tentou induzir a vítima a fazer um novo pagamento para outro beneficiário, mas ela desconfiou e não realizou a segunda transferência.
No dia seguinte, 12, a vítima entrou em contato pessoalmente com a amiga e descobriu que o número de WhatsApp dela havia sido “hackeado”. Criminosos estavam utilizando a foto de perfil e o contato para aplicar golpes.
Diante do prejuízo, a vítima registrou a ocorrência na Polícia Civil, que orienta a população a ter cautela ao receber pedidos de dinheiro via aplicativos de mensagens e a sempre confirmar a identidade da pessoa por outros meios antes de realizar qualquer transação financeira.