Raul Vallerine
Acreditamos no diálogo, na sabedoria do povo brasileiro e no discernimento das lideranças na busca de caminhos, que garantam a superação da atual crise e a preservação da paz em nosso país. (Gílio Felício)
Superar é acreditar no seu querer e no seu poder. Não fique focado em suas fraquezas ou defeitos, pense nas forças e oportunidades que tem e saiba usá-las da melhor maneira possível.
O seu pior adversário é você mesmo, pois se se deixar abater por pensamentos negativos, nunca será capaz de atrair coisas positivas para a sua vida. A superação exige paciência, resistência, força de espírito e persistência.
Não se deixe abater por pequenos insucessos e frustrações. O bom da vida é que quando menos se espera, nós nos superamos, basta não parar de tentar.
Encare as suas limitações como obstáculos a serem ultrapassados e não como barreiras que forçam você a parar. Superar é o ato de vencer um desafio e alcançar a vitória.
Se formos parar para pensar, a superação faz parte da nossa vida diária, pois estamos sempre saltando por obstáculos para chegarmos ao nosso destino.
E a cada desafio que é vencido temos a oportunidade de aprender lições e nos tornarmos conscientes sobre o poder que possuímos, o que nos impulsiona para chegar cada vez mais longe.
Considerando tudo isso, podemos dizer que a superação representa a nossa descoberta em relação ao poder que temos de aprender com os erros e levantar das quedas com ainda mais força e vontade de vencer.
O ser humano nasce tendo que superar desafios. Logo após o parto, precisa aprender a respirar fora da barriga da mãe, depois, a sugar o leite para se alimentar, descobrir o mundo, chorar quando sente algum desconforto, engatinhar, se equilibrar em pé, andar e assim por diante.
A vida de todos é uma sucessão de desafios a serem superados. Na fase adulta, as situações mudam um pouco, passando a incluir os estudos, a busca por um emprego, a adaptação a um novo local de trabalho, a realização de projetos profissionais.
Isso sem contar em questões mais delicadas, como a perda de um ente querido, o fim de um relacionamento amoroso, um problema grave de saúde na família, enfim, tudo aquilo que tira o indivíduo da sua zona de conforto.
Quando alguém precisa falar em público em uma situação profissional, por exemplo, sem ter esse costume, mas, mesmo assim, vai lá e faz, está superando um limite que colocou para si mesmo.
Isso é muito positivo porque mostra que, mesmo com receio, ele acreditou que seria capaz. Assim, quando precisar fazer isso novamente se sentirá mais confiante porque sabe que consegue.
Podemos passar o dia citando exemplos de experiências que envolvem superar dificuldades, desde as mais simples até as mais desafiadoras, pois isso faz parte da realidade de todos.
Por mais que, às vezes, tenha a impressão de que os seus fardos são mais pesados do que os das outras pessoas, acredite, todos têm os seus problemas, o que acontece é que eles vêm de maneira diferente para cada um.
Existem desafios que são mais simples de serem superados, enquanto outros chegam a assustar no início. O que eles têm em comum é que ambos podem nos ensinar muito sobre quem somos e a força que temos dentro de nós.
Sempre que se sentir inseguro sobre sua capacidade de conseguir superar um desafio, pense nas vitórias que alcançou ao longo da vida.
E, mesmo no presente, lembre-se de cada pequeno passo que já conseguiu dar. Fazer isso é necessário porque a mente tem a tendência natural de dar maior destaque para as derrotas, então, forçar-se a relembrar as coisas boas fará com que se sinta mais confiante.
Superar os momentos difíceis é sabedoria. Viver os momentos felizes é uma arte. Que a felicidade continue sendo objetivo principal de nossas vidas.
Que a caminhada seja longa e continue repleta de amor e compreensão. Problemas? Eles são pequenos demais para destruir os nossos sonhos.