Stand-up de ‘maior público da história’ volta a Tatuí para nova apresentação

Cléber Rosa, intérprete da personagem 'Chico da Tiana', tem mais de 1,5 milhão de curtidas no Facebook (foto: divulgação)

“Nói que é Pobre”, nome do espetáculo de stand-up com o “maior público da história” da cidade, volta a Tatuí na noite deste sábado, 6. O Clube Renascer da Terceira Idade recebe a apresentação de Cleber Rosa, o intérprete do personagem “Chico da Tiana”, a partir das 20h.

O organizador do evento, o humorista Paulo Santiago, estima que cerca de 500 pessoas devem acompanhar o espetáculo deste fim de semana. A primeira vinda de Rosa ao município, no dia 12 de janeiro, reuniu, em duas sessões, 780 fãs.

Santiago promove espetáculos de humor em vários espaços e, em Tatuí, já organizou mais de cem somente no CEU (Centro de Esportes Unificados) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”.

Para o humorista, a procura do público é explicada pela popularidade do personagem. A página “Reclamação do Dia”, mantida por Rosa no Facebook, até a manhã desta sexta-feira, 5, somava pouco mais de 1,5 milhão de “curtidas”.

Conforme Santiago, o sucesso de Rosa deve-se ao fato de ele atrair admiradores jovens e, ao mesmo tempo, agradar ao público mais experiente, o qual, segundo ele, ainda é muito fã de personagens.

Ele acrescenta que Rosa se favorece por promover um show de classificação livre, sem a necessidade de “apelar” para arrancar risadas do público.

“Esse é o grande diferencial do ‘Nói que é Pobre’. Rosa faz stand-up para toda a família. É uma hora e meia de show sem dizer um palavrão sequer”, revelou Santiago.

Segundo o tatuiano, após o primeiro show de Rosa em Tatuí, a cidade passou, definitivamente, a fazer parte do “circuito do humor”. Santiago avalia que o cenário tem melhorado muito.

“Há quatro anos, quando eu falava que ia fazer stand-up, quase ninguém sabia o que era. Com a repercussão da internet, o estilo ficou conhecido e isso acabou facilitando muito as coisas”, argumenta.

Prova disso é que o show com o maior número de espectadores, até então, havia sido o de Maurício Meirelles, visto por 380 pessoas.

Em função da limitação do “Procópio Ferreira”, o produtor diz que precisou buscar outras locações e encontrou o Clube Renascer. “O local é ótimo, tem palco e serviço de bar, boas condições para a pessoa assistir. Sem falar que comporta um público muito maior, de até 600 pessoas”, ressalta.

A sessão deste sábado, 6, tem duração de uma hora e meia. Rosa fará dois personagens: ele mesmo – pelo qual faz reclamações a um imaginário SAC (serviço de atendimento ao consumidor) – e, ainda, “Chico da Tiana”, um caipira que se notabilizou por meio da internet ao comentar temas de abrangência nacional.

“Cada personagem ocupará o palco por um tempo de 45 minutos, em média”, explicou Santiago. Durante o intervalo, que Rosa utiliza para a troca do figurino, o público será “comandado” pelo produtor. Santiago sobe ao palco para uma apresentação de 15 minutos, na qual fala sobre temas cotidianos.

O tatuiano aborda desde a cirurgia de redução de estômago que fez recentemente até os problemas do dia a dia. “Falo como é a vida de um ‘ex-gordo’ e de outros assuntos que vivenciamos. Tudo com textos autorais”, cita.

Além de divertir, o “Nói que é Pobre” deve contribuir com o setor do turismo. Isso porque uma boa parcela do público é de pessoas de fora da cidade.

“Isso é bom para a economia de Tatuí, porque o público, mesmo consumindo no local, pode ir para outros espaços após o espetáculo”, acentua Santiago.

Quem quiser assistir ao show ainda pode comprar ingressos antecipados, até às 14h, na Fábrica de Óculos SR Tatuí, ou no site megabilheteria.com. No local do evento, no Clube Renascer, à avenida Senador Laurindo Minhoto, 280, na vila Dr. Laurindo, os ingressos estarão à venda a partir das 18h30.