Da reportagem
A Spani Atacadista, do Grupo Zaragoza, começou na última segunda-feira de junho, 29, a construção da unidade tatuiana, entre as rodovias Mário Batista Mori (SP-141) e Antonio Romano Schincariol (SP 127), na vila São Cristovão.
O projeto prevê a construção de 7.246,15 metros quadrados, em área total de 33.471,10 metros quadrados, sendo 26.224,95 de área livre, com estacionamento para até 391 veículos.
A unidade tatuiana faz parte de um plano de expansão e será a primeira do Spani Atacadista na RMS (Região Metropolitana de Sorocaba). O grupo conta com 31 lojas distribuídas pelo estado de São Paulo e região sul fluminense, além de um centro de distribuição em Taubaté (SP).
Conforme anunciado pelo presidente do grupo, Cleber Gomez, o investimento na unidade é de quase R$ 25 milhões. Também são previstos 250 novos empregos diretos e outros 250 indiretos.
Gomez ressaltou que 99% dos funcionários devem ser contratados no município e que o processo de seleção começa três meses antes da inauguração. A previsão do grupo é de inaugurar a loja no dia 20 de outubro deste ano.
O presidente ainda garantiu que a mão de obra deverá ser contratada por meio de bancos de currículos disponíveis em órgãos municipais – ou seja, as contrações poderão ser realizadas por meio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).
Nesta semana, a prefeita Maria José Vieira de Camargo reiterou que a Spani deve iniciar a contratação de funcionários em agosto. “Será um fator de desenvolvimento importante para esta região de Tatuí, além de gerar emprego e renda”, destacou a prefeita.
Empregos
Para Levi Soares, diretor do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) – que coordena o PAT -, os empregos gerados pelo atacadista podem ajudar a alavancar o índice de vagas nos próximos meses e reverter um pouco das perdas que ocorreram nos últimos meses devido à pandemia.
Em maio, conforme o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), 675 vagas de emprego com carteira assinada foram fechadas no município, resultado decorrente de 349 contratações para 1.024 demissões.
“Estamos lutando com todas as forças, dia a dia, para mudar esse cenário que atinge o mundo inteiro, e, com a vinda da Spani a expectativa é de que os índices de emprego cresçam”, comentou Soares.
O diretor acrescentou que o CAT retomara contato com empresas do município e que algumas já começaram a disponibilizar vagas, obtendo um aumento de 20% nas oportunidades oferecidas por meio do PAT.
“Em junho, chegaram vagas em serviços essenciais, na indústria e na construção civil. Precisamos ter a confiança em dias melhores e que a população se conscientize neste momento e só saia de casa caso necessário, pois assim podemos voltar para a fase laranja do Plano São Paulo, retomar as atividades com mais confiança e, por consequência, com mais vagas de empregos ofertadas”, concluiu o diretor.