Souzatex termina 29º Campeonato dos Ceramistas como vice-campeã

311





Divulgação

Grêmio Progresso Colonial faturou título ao vencer os tatuianos em jogo que surpreendeu a organização

 

A 29ª edição do “Campeonato de Futebol dos Ceramistas” chegou ao fim com um resultado que pode ser considerado “bom” para os tatuianos. A equipe que representou o município sagrou-se vice-campeã do torneio de futebol de campo.

O título veio com o resultado da partida da finalíssima realizada no sábado passado, dia 7. A decisão aconteceu no estádio “João Ferreira Marciano”, situado no Clube Campestre “Vale do Sol”, na cidade de Itu, com entrada franca.

No sábado, a equipe da cerâmica tatuiana disputou contra o Grêmio Esportivo Recreativo Progresso Colonial, de Itu. Os times chegaram à final após três fases (classificatória e eliminatória e semifinais, essas denominadas de “play off”).

Em sua segunda participação na competição, a Souzatex subiu uma posição no pódio. Passou do terceiro lugar, obtido em 2012 – quando estreou no torneio – para o segundo. A equipe ficou com o vice-campeonato ao perder por 2 a 1 para os ituanos.

Segundo a organização, o jogo rendeu à equipe de Itu uma “agradável surpresa”: o título de campeã na segunda participação. Assim como a Souzatex, o Grêmio Progresso Colonial competiu pela primeira vez no ano de 2012.

Durante a finalíssima, a organização afirmou que as equipes apresentaram um “futebol competitivo”. O time campeão registrou, também conforme os organizadores, “grande ascensão no certame”. O Grêmio Progresso Colonial teve uma “arrancada espetacular”, em especial, na fase das semifinais.

Ao longo da disputa, equipe gremista conseguiu deixar para trás times tradicionais, como a Cerâmica Fioravanti, a Estrutural Selecta (ambas de Itu), e a Cerâmica 6 (de Tatuí). Venceu outro time da “Capital da Música”, a Souzatex na partida decisiva que registrou um “bom número de torcedores”.

O time de Itu venceu o de Tatuí “de virada”, marcando os dois tentos da vitória depois de ter sofrido um gol da Souzatex. A equipe local começou a partida com vantagem, inaugurou o marcador, mas não conseguiu segurar o resultado.

Com a vitória, o Grêmio Progresso Colonial fica com o troféu transitório “João Ferreira Marciano”, instituído no ano de 2005 pelo Siticocimocir (Sindicato dos trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, do Mobiliário e de Cerâmicas de Itu e Região). Já receberam o mesmo troféu, as equipes da Cerâmica Coração de Jesus (2005), Fioravanti (2006), Estrutural Selecta (nos anos de 2007 e de 2008) e Colchões Apollo Spuma (2012).