Solenidade de abertura do 2º Jogos Escolares reúne centenas de alunos

Cerimônia ocorreu no ginásio do ‘XI’; disputas aconteceram por três dias

Ginásio do XI de Agosto é ocupado por estudantes em cerimônia (foto: AI Prefeitura)
Da redação

Centenas de estudantes da rede municipal de Educação estiveram na manhã de segunda-feira, 3, na cerimônia do 2º Jogos Escolares de Tatuí, no Ginásio de Esportes da Associação Atlética XI de Agosto. A disputa, realizada pela prefeitura, por meio das pastas de Educação e de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, encerrou-se na quarta-feira, 5.

Inspirado nos Jogos Olímpicos, a solenidade contou com o juramento dos atletas, realizado pela aluna Sophia Kiara Lopes dos Santos, do sétimo ano da Emef “Professor Alan Alves de Araújo”, e dos juízes, pronunciado pelo árbitro Marcelo José Almeida Oliveira.

O acendimento da pira olímpica ficou sob responsabilidade da professora de educação física da rede municipal e atleta de caratê Elayne Fontoura Miranda e do árbitro-assistente de futebol Danilo Ricardo Simon Manis.

Consideradas personalidades esportivas do município, pouco antes, Elayne e Manis foram homenageados por meio de um vídeo.

Durante a solenidade, o Trio Bravo recepcionou a delegação das 23 escolas de ensino fundamental 1 e 2 com a música “Aquarela do Brasil” e, durante o acendimento da pira, reproduziu o tema da “Champions League” – considerado o principal torneio de clubes de futebol do mundo.

A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior e de diversos secretários municipais, incluindo Elisângela Cecílio, titular da pasta de Educação, e Cassiano Sinisgalli, do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, além do chefe de gabinete da prefeitura, Christian Pereira de Camargo.

No decorrer dos três dias de competições, os 1.271 estudantes das 23 instituições de ensino disputam 18 modalidades, divididas por faixa etária, envolvendo o ensino fundamental 1 (quarto e quinto anos) e o ensino fundamental 2 (sexto ao nono anos).

Algumas das modalidades foram: natação (fundamental 2), basquete (fundamental 1 e 2), arremesso de pelotas (fundamental 1 e 2), recreação com bexigas (fundamental 1), boliche (fundamental 2), cabo de guerra (fundamental 1 e 2), jogo de damas (fundamental 1 e 2) e jogos eletrônicos (fundamental 2).

Ainda houve disputas de: corrida 50 metros (fundamental 1); corrida 75 metros, 100 metros, 200 metros e 400 metros (fundamental 2); minobol – vôlei adaptado (fundamental 2); queimada (fundamental 1 e 2); salto em distância (fundamental 1 e 2); tênis de mesa (fundamental 2); e xadrez (fundamental 1 e 2).

Apesar da competição entre os atletas, segundo o departamento de comunicação da prefeitura, “a equipe organizadora dos Jogos Escolares de Tatuí pensou especialmente no esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social e educativo”.

Por conta disso, diferentemente das disputas convencionais, em que somente os três primeiros colocados são premiados, nos Jogos Escolares de Tatuí, todos os alunos participantes recebem medalhas, enquanto as escolas são contempladas com troféus.

Na manhã desta sexta-feira, 7, o DME informou que os resultados de cada modalidade, incluindo os estudantes e escolas que se destacaram nas disputas, seguiam sendo contabilizados. A previsão é de que os resultados e vencedores das 18 modalidades sejam divulgados na próxima segunda-feira, 10.

Homenageados

A carateca Elayne foi eleita a melhor atleta de 2019 pela Acak (Associação Cooperativa das Academias de Karatê), possui sete títulos paulistas, é bicampeã da Copa São Paulo 2019-20 e campeã brasileira em 2021 em três categorias.

Além de atleta, a homenageada é professora de educação física na rede municipal de educação desde 2006, exercendo a função, atualmente, na Emef “Prof.ª. Lígia Vieira de Camargo Del Fiol”.

Já Manis, desde 2017, compõe o quadro da Fifa (Federação Internacional de Futebol). Em maio, a Fifa selecionou o árbitro-assistente tatuiano para “bandeirar” na Copa do Mundo, que terá início no próximo mês.

Desde criança, Manis sempre gostou de futebol, treinando no XI de Agosto, levando-o à formação acadêmica em educação física. Ele chegou à arbitragem por intermédio de alguns contatos, que o levaram até a FPF (Federação Paulista de Futebol), e, desde então, atua nas principais partidas estaduais, nacionais e continentais da modalidade.