O Conselho Municipal de Turismo de Tatuí (Comtur), em resposta à matéria do jornal “O Progresso de Tatuí” de 19 de janeiro de 2020, esclarece ao nobre deputado Guiga Peixoto e também à população em geral que o projeto de reforma da Praça da Santa foi apresentado pelo Poder Executivo Municipal para o Comtur e o mesmo foi aprovado de forma consensual pelos conselheiros, pois a mesma é considerada “histórica, cultural e turística” (estando ainda presente como projeto a ser executado no Plano Diretor Turístico de Tatuí).
A última reforma dessa praça, inclusive, havia sido realizada na década de 1950, merecendo, portanto, esta revitalização.
Com relação ao projeto “Mercadão do Doce”, citado na mesma matéria, o Comtur esclarece que, até a presente data, não recebeu o referido projeto para colocar em pauta, mas está aberto para que isso aconteça.
Ainda com relação a esse tema, todo e qualquer cidadão pode não só apresentar seu projeto ou ideia ao Comtur, como também participar de todas as reuniões que acontecem às primeiras terças do mês, no Centro Cultural Municipal, à praça Martinho Guedes, 12, às 17h.
O Comtur é um conselho formado por 33 membros, que atuam de forma totalmente voluntária, dos mais variados setores socioeconômicos do município, que tem como objetivo fomentar a atividade turística de Tatuí (inclusive, aprovando as verbas originadas do Estado de SP, que devem ser utilizadas exclusivamente para a infraestrutura turística da cidade).
O Comtur foi um dos principais atores para que Tatuí obtivesse o título de Município de Interesse Turístico, conseguindo esta colocação entre os primeiros municípios do Estado. O turismo tem sido grande gerador de renda, tem caráter social por gerar postos de trabalho e também cultural, pois preserva a identidade do local.
Tatuí, fevereiro de 2020
Conselho Municipal de Turismo de Tatuí (Comtur)