‘SO.PA Produções’ apresenta série online ‘Mondo Difficile’

58
Coletivo artístico cultural interage com uma grande diversidade de artistas (Foto: AI Prefeitura)
Da redação

A “SO.PA Produções”, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, apresenta dois novos clipes da série “Mondo Difficile, coordenada pelos fundadores Federico Mosca e Adrian Bismarck Leiton Veja.

O coletivo recebeu recursos da lei federal 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc, repassados pelo decreto municipal 20.657, após ser habilitado à concessão de prêmios para projetos culturais.

“Mondo Difficile” é uma proposta de conteúdo audiovisual e fonográfico que abrange três iniciativas artísticas a serem executadas ao longo do período que da LAB: projeto I, três audiovisuais; projeto II, um fonograma single; e projeto III, um álbum (LP) e uma turnê de divulgação pelo Brasil.

A série foi construída sobre músicas do “Somos Parasitas”, segundo o departamento de comunicação da prefeitura, banda local de projeção internacional, a qual, a partir da necessidade de unificar em uma marca os trabalhos de artes visuais, design e management, criou o coletivo artístico cultural SO.PA Produções.

A primeira etapa do projeto será apresentada através de três audiovisuais, sendo que dois deles já estão liberados para acesso ao público.

O primeiro clipe, denominado “Tupa Tupa Violência”, conforme o coletivo, “retrata a violência no mundo com confrontos que se sucedem em uma corrente que não cessa e é inerente ao nosso sistema ocidental”.

Ainda segundo o coletivo, “diante da desigualdade e da crise social e de liderança que o sistema de estado mínimo estabelece, forças de ordem pública são usadas contra o povo. Esta realidade latente na América Latina se apresenta ao redor do mundo, em locais onde os direitos humanos são degradados e ultrajados pela violência. A resistência que a violência gera recai sobre cidadãos que estão a pé, resultando em algo desgastante e voraz”, conforme divulgado pelo grupo.

O primeiro clipe da série pode ser assistido pela internet, através dos links: https://www.instagram.com/p/CJG6mfUgPnJ/ e https://www.facebook.com/193232287869388/posts/978725955986680/ .

Já o segundo clipe, denominado “Mondo Difficile #1 – Chulla Vida” (“uma vida só”, na língua quéchua andina), traz uma série de momentos, através da música, nos quais os atores interpretam cenas da “vida agitada do homem contemporâneo”.

Para o SO.PA, “pensamentos, sensações e sentimentos do ser humano em situações da vida diária, relacionados ao conceito de homem como ‘operário’ do sistema. Estresse, esgotamento físico e moral, direitos sucateados e extenuantes horas de trabalho geram uma necessidade de desafogo nas pessoas, resultando em comportamentos que variam, desde excessos até delírios e perversões”, completa o coletivo.

O público pode assistir esse clipe acessando o endereço eletrônico: https://drive.google.com/file/d/18ajA4Yxjhtwp4FUkFdn5XlUOn5spFjgt/view?usp=sharing .