Situação de Apae da Tatuí­ repercute entre vereadores na terça

 

A situação da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) teve repercussão entre os vereadores na noite de terça-feira, 29. Fábio José Menezes Bueno (DEM) disse que dará apoio à instituição por conta das dificuldades financeiras.

No início do mês, a entidade chegou a suspender as atividades por um dia, como ato de protesto, conforme antecipado por O Progresso no domingo da semana passada, 20. Por meio de comunicado, a direção informou que está “em alerta”.

A Apae promoveu reunião geral, dia 10, com presença de funcionários e pais dos alunos atendidos. Ela reivindica a flexibilização de regras de convênio com a Secretaria Estadual da Educação, as quais, conforme a entidade, impuseram obrigatoriedade de complementação financeira para funcionamento.

O encontro em Tatuí teve como objetivo apresentar as dificuldades enfrentadas pela associação na prestação de serviços de educação e assistência social. A entidade informou, por meio de nota, que está em “estado de alerta” por conta das dificuldades a serem enfrentadas nos próximos meses.

“A Apae pediu para que nós déssemos publicidade da situação”, disse Bueno, ao fazer uso de questão de ordem. O recurso é utilizado pelo parlamentar sempre que há dúvida com relação ao regimento interno ou para manifestações que não constam expressamente como assuntos de requerimentos.

O vereador explicou que a instituição distribuiu ofício circular aos parlamentares. A associação reforçou que tem lançado mão de quase 50% de recursos próprios para atender ao público não beneficiado com recursos de financiamentos da Secretaria de Estado da Educação.

Bueno pediu apoio dos parlamentares para manifesto realizado pela Federação das Apaes na quarta-feira, 24, na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). A organização convocou todas as unidades do Estado. Funcionários de Tatuí estiveram no movimento.

“Eles querem tentar reverter essa situação que estão vivendo, porque a tendência é piorar com a falta de repasse para o ano que vem”, encerrou o vereador.