A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí faz novo concerto de temporada neste sábado, dia 9. A apresentação começa às 20h, no teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415, com regência de Dario Sotelo e solos de Rafael Migliani (sax alto). Os ingressos serão vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia entrada).
Para este novo concerto, o maestro selecionou obras de Edson Beltrami (“Abertura Acadêmica”), Martin Ellerby (“Cinnamon Concerto”, em três movimentos e com solos de Rafael Migliani), Robert Jager (“Variações sobre um tema de Robert Schumann”) e Paul Fauchet (“Sinfonia para Sopros e Percussão”, em quatro movimentos).
A apresentação das obras será acompanhada de exibição de imagens relativas a cada trabalho, seguindo o projeto deste ano do grupo relacionado à “Som e Imagem”.
O solista convidado é formado no curso de saxofone clássico de Tatuí, licenciado na área da educação e pós-graduado em metodologia do ensino da música.
Desde 2003, Migliani é integrante da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí (antiga Orquestra de Sopros Brasileira), com a qual participou da gravação de cinco CDs e um DVD.
Apresentou-se sob a regência de renomadas autoridades. São elas: Arnald Gabriel (Estados Unidos), Dario Sotelo (Brasil), Dwight Satterwhite (Estados Unidos), Francisco Grau Vegara (Espanha), Laszlo Marosi (Hungria), Lowell Graham (Estados Unidos), Rafael Sanz-Espert (Espanha), Jan Van der Roost (Bélgica), entre outros.
Tem atuado como solista frente a grupos como Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Banda Sinfônica Municipal de Nova Odessa, Banda Sinfônica da Força Aérea Brasileira, Orquestra de Sopros de Lençóis Paulista e Orquestra do Programa Prelúdio (TV Cultura).
Com o Quarteto Brasileiro de Saxofones, participou da gravação do CD “Edição de Partituras para Banda”, viabilizado por meio da Funarte. Obteve bons resultados em diversos concursos, tanto nacionais quanto internacionais. Entre eles: 1o prêmio no Concurso de Novos Talentos do Saxofone organizado pelo Conservatório e Faculdade Souza Lima e pela fábrica de instrumentos musicais Weril; 1o prêmio no 28o Concurso Latino Americano Rosa Mística, quando concorreu integrando o Quarteto de Saxofones SaxBrasil; 2o prêmio no 3o Concurso Panamericano de Saxofón Clásico, realizado no México; e 3o prêmio no concurso do 4o SaxFest Costa Rica Internacional.
Ministrou aulas de saxofone aos participantes do 1o Encontro de Educação Musical por meio da Banda – Festival de Bandas – Coreto Paulista. Também atuou como professor de saxofone em diferentes cidades do Estado de São Paulo por meio das Oficinas Técnicas Itinerantes para Maestros e Músicos de Banda, dentro do Coreto Paulista.
Em 2011, foi convidado a participar do X Encuentro Universitário Internacional de Saxofón, realizado no México. Lá, atuou como professor, jurado e apresentou um recital composto exclusivamente por obras de compositores brasileiros.
Em 2012, integrando o Quarteto de Saxofones SaxBrasil, participou do 1o Encuentro Internacional de Cuartetos de Saxofones de Montevideo – Uruguay; do 1o Festival de Saxofone Clássico em São Paulo; do 5o Encontro Internacional de Saxofonistas no Conservatório de Tatuí; e do 1o Encuentro Internacional de Saxofonistas em La Pampa (Argentina).
No ano seguinte, participou como solista convidado do 1o Congresso da Aliança Latino-americano de Saxofonistas, realizado na Costa Rica. Atualmente, é professor do curso de saxofone do Conservatório de Tatuí, chefe do naipe de saxofones da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e integrante do Quarteto de Saxofones SaxBrasil.