A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí volta ao palco do teatro “Procópio Ferreira” nesta quinta-feira, 23. A apresentação acontece na rua São Bento, 415, às 20h, com ingressos à venda na bilheteria do teatro, ao custo de R$ 12 (R$ 6 para estudantes, professores da rede estadual, idosos, aposentados e crianças).
No repertório do segundo concerto da temporada de 2017, o regente Dario Sotelo enaltecerá “o foco escolhido para as apresentações do conjunto ao longo deste ano”. “Em 2017 a Banda Sinfônica adota uma programação centrada no tema ‘Música que Dança’”, explicou o maestro, por meio de nota à imprensa.
Sotelo selecionou quatro obras para o concerto. A abertura será com a obra “Ecstatic Fanfare”, do compositor norte-americano Steve Bryant. A música “Do Coração e da Alma”, do paulista Hudson Nogueira, dá sequência ao concerto.
Sotelo descreve esta última composição como “um grande choro sinfônico”, que representa muito bem o foco adotado pela Banda Sinfônica. A obra faz parte de um CD gravado pela Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí em 2004, justamente com o título “Do Coração e da Alma – Obras de Hudson Nogueira”.
Em “Gaian Visions”, a terceira apresentação da noite, o compositor norte-americano Frank Ticheli faz referência a Gaia, deusa grega da natureza (“mãe-terra”), para apresentar diferentes visões sobre a Terra. “É por isso uma obra bastante atual”, comentou o maestro, em nota da assessoria de comunicação da escola.
O encerramento do concerto será com a obra “Egmont – Symphonic Poem”, do compositor belga Bert Appermont. Conforme Sotelo, trata-se de um poema sinfônico.
“É uma obra que reúne diferentes influências culturais, pois foi inspirada em uma cidade no norte da Europa, invadida por espanhóis”, descreveu o regente.