Sindicato formata e apresenta projeto de 1ª Feira de Produtor

O Sindicato Rural Patronal concluiu a formatação do projeto de realização da primeira Feira do Produtor Rural da cidade. A proposta foi apresentada pelo presidente da instituição, Luiz Carlos Ramos, ao Comtur (Conselho Municipal de Turismo), no início do mês.

A iniciativa recebe apoio do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e da Faesp (Federação Agrícola e Pecuária do Estado de São Paulo). Ela busca dar oportunidades aos pequenos agricultores de venderem de forma direta aos consumidores.

De acordo com o sindicato, o propósito da feira é melhorar a relação de oferta e demanda, permitindo que os produtores expandam os negócios.

O projeto prevê a realização de programa que leve em consideração a estrutura de cada participante, buscando a exploração do cultivo de diversos produtos.

A principal função do programa, que inclui capacitação e elaboração de calendário para as feiras, é criar uma opção de renda extra aos produtores rurais.

O sindicato já realizou a primeira etapa da iniciativa, que são as reuniões de “sensibilização” e integração. Os encontros tiveram duração total de 16 horas, realizados para definição e aprovação da implantação do programa. Durante eles, a equipe também pontuou os possíveis locais de realização da feira.

As etapas seguintes são divididas em sete módulos, com o primeiro com carga horária de 32 horas. Nesta fase, o grupo de trabalho oferece instruções aos produtores a respeito de normas e procedimentos da criação do evento.

No módulo dois, também com duração total de 32 horas, os participantes devem iniciar o planejamento da produção. Em paralelo, começam os preparativos para a comercialização adequada, definindo o tipo de embalagens.

A fase seguinte consiste na construção dos estandes de bambu a serem utilizados pelos expositores. O projeto prevê que essa etapa seja concluída em 64 horas.

Nos demais módulos, os produtores receberão orientações que vão desde como vender os produtos a gestar o próprio negocio. Ao todo, o programa prevê a realização de quatro feiras, visando à formação de comissão gestora.

O sindicato deve fornecer uniformes aos integrantes do programa, compostos por bonés, aventais e camisetas.