
Da redação
A deputada federal Simone Marquetto (MDB), de Itapetininga, tem sido cogitada para a composição de uma “terceira via”, encabeçada pelo PSD, na eleição presidencial que ocorre neste ano, enfrentando os possíveis candidatos Flávio Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O nome da deputada começou a ser cotado após a filiação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ao PSD. Conforme as especulações, Caiado é aliado do MDB, de Simone.
O partido ainda definirá o candidato à presidência, mas boa parte dos possíveis escolhidos também são aliados do MDB, como Eduardo Leite e Carlos Roberto Massa Júnior.
No entanto, há uma divisão nos estados: em 11, os representantes preferem uma aliança com o atual presidente; já 16 restantes preferem não se aliar a nenhum dos dois, preferindo que o partido apresente “uma terceira via”.
Simone é jornalista e já foi prefeita de Itapetininga. Recentemente, ela tinha anunciado que não concorreria à reeleição na Câmara.
Lei Taylor Swift
Em junho de 2023, Simone Marquetto ganhou notoriedade por propor um PL (projeto de lei) que criminaliza a prática de cambismo em shows e eventos relacionados à economia popular no Brasil, apelidado pela mídia de “Lei Taylor Swift”.
O PL chamou a atenção por ser proposto logo após os diversos problemas relacionados à compra de ingressos para o show de Taylor Swift no Allianz Parque, em São Paulo.






