Divulgação
A cantora Leny Andrade & Trio sobe ao palco do teatro para show que antecede premiação de evento
O Conservatório de Tatuí sedia a partir desta sexta-feira, 29, o 20º “Festival de MPB – Certame da Canção”. O evento segue até o domingo, 31, com a disputa de novos talentos da música brasileira e shows especiais.
Leny Andrade, Eduardo Santhana e Fernando Cavallieri – este, vencedor da última edição do festival – são os convidados especiais. Eles fazem shows após as etapas eliminatórias e grande final. O evento tem início às 20h, nos três dias, no teatro “Procópio Ferreira”. A coordenação é de Érica Masson.
“Atualmente, com a crescente abertura da cultura globalizada, os festivais demonstram grande originalidade e variedade, observadas na fusão de influências e na riqueza de ritmos e gêneros musicais”, iniciou a coordenadora. “Aí, está a beleza de um festival dessa natureza, a diversidade. Aquilo que difere, varia, distingue, enriquece e engrandece”, completou.
Ao todo, 20 canções foram selecionadas dentre as inscritas para disputar a premiação de R$ 27 mil em dinheiro. Dez semifinalistas serão apresentadas nesta sexta e outras dez no sábado, 30. As dez melhores disputam a final neste domingo.
Neste ano, concorrem aos prêmios as canções: “A Fazenda”, de Diogo Peixoto (Indaiatuba-SP), “Ânsia”, de Adriano Sperandir (Osório-RS), “Anunciação”, de Casquideo (Alfenas-MG) e “Cantares”, de Zé Alexandre (Poços de Caldas-MG).
Também estão inscritas: “Cantiga para Mariana”, de Douglas Simões (Piracicaba-SP), “Crista Alta” (São Paulo-SP), de Zé Barbeiro, “De Amor”, de Lilian (Rio de Janeiro – RJ) e “Entretempo”, de Jorge Andrade (Belém-PA).
“Feito Tatuagem”, de Edinho Vilas Boas e Marisol Senese (Fortaleza – CE), “Francisco e Maria”, de Bia Mestriner (São Carlos – SP), “Migrar” (de Vinicius Calderoni (Cuiabá-MT), “Nem Mais Nem Menos”, de Márcio Pazin e Edu Cappelo (Chapecó-SC), “Noite e Dia”, de Dalwton Moura e Luciano Franco (Fortaleza – CE) e “Notas, Pausas e Enganos”, de Nathália Terziani (Sorocaba-SP), também estão inscritas e concorrerão às premiações.
Completam a lista de canções: “O Amor da Gente”, de Vavá Rodrigues (São Paulo – SP), “Rodas”, de Marcia Cherubin (Santo André-SP), “Sem Decote”, de Caio Martinez e Cristian Sperandir (Osório-RS), “Thá”, de Fábio du Kiddy (São Paulo-SP), “Transversa”, de Paula Duarte e João Batista (São Paulo-SP) e “Valsa Caça-Palavra”, de Gileno Foiquinos (São Paulo-SP).
Várias das músicas serão apresentadas com acompanhamento da Orquestra do Festival, formada por integrantes da Orquestra Sinfônica e Big Band do Conservatório de Tatuí, sob regência de João Maurício Galindo. A grande maioria dos arranjos é assinada por Celso Veagnoli. A apresentação do evento será de Rogério Vianna.
Na 20a edição do evento, a comissão julgadora será formada por Jether Garotti Junior, Bruno Coppini, Céline Imbert, Eduardo Santhana e Roberton Sion.
O Festival de MPB – Certame da Canção premiará as melhores canções com até R$ 27 mil em dinheiro. O evento, um dos mais tradicionais do país, é um dos únicos a oferecer uma orquestra aos participantes selecionados.
Oficializado pelo decreto estadual, ele premia intérpretes e compositores que concorrem com canções brasileiras inéditas e originais. Seus objetivos são incentivar a MPB; direcionar o interesse da população e mostrar a importância da arte como fonte de cultura e lazer; aprimorar e desenvolver a cultura musical, promovendo um intercâmbio artístico-cultural, “altamente gratificante a todos os elementos geradores da cultura”; e revelar novos talentos.
Shows especiais
Na última edição do festival, realizada no ano de 2012, o grande vencedor foi Fernando Cavallieri, de Santo André (SP), que apresentou a música “Jurisprudência”. O artista fará o show especial de abertura do evento neste dia 29.
No sábado, 30, será a vez de Eduardo Santhana, cantor que traz ao palco seu mais novo show, “Canções”. No último dia, antecedendo a cerimônia de premiação, é a vez da cantora Leny Andrade & Trio, que traz ao palco sucessos da MPB e canções de seus dois últimos CDs, dedicados a Ivan Lins e Roberto Carlos.