Mostrar a reação sensorial do espectador diante da experiência do palco. Este é o objetivo da fotógrafa Alessandra Fratus com a exposição “As Cores do Palco” trazida para o município pelo Sesi (Serviço Social da Indústria).
A exposição entra em cartaz amanhã, quinta-feira, 1o, e é gratuita, tendo classificação livre para todos os públicos. Ela permanece com visitação aberta até o fim do mês, na unidade do serviço. A mostra é composta por 13 fotografias digitais de espetáculos musicais e teatrais realizados em São Paulo de 2007 a 2009.
O foco das fotografias selecionadas é a reação sensorial do espectador diante da experiência do palco. A artista classifica o trabalho como algo “muito além de uma proposta documental”. Tanto que o objeto é “é transformar a arte da arte”.
A experiência do espetáculo para o espectador vai além da visão e audição. Para o observador, os momentos vividos da plateia passam, de realidade externa a (re)composição interna: uma cadeia de ação-reação-ação, da arte do palco pelo olhar atento. O espetáculo “pronto” que “pertence ao artista”, passa a ser, com interferência do observador, um momento de criação conjunta.
Nas fotografias, Alessandra procurou captar mais que a experiência do espetáculo. Durante as apresentações, a artista conta que explorou “além da visão e audição”. “Com o intuito de transmitir a realidade sinestésica das cores do palco, passando principalmente pelo filtro subjetivo do observador, fotografei espetáculos com ênfase na ideia de que cada foto representaria um mundo-minuto”, cita.
Para o trabalho, Alessandra considerou a importância dos detalhes como sendo algo fundamental no entendimento da experiência palco-observador. Ela também levou em conta a “simplicidade aparente do detalhe” e o instante. Na visão da artista, estes dois aspectos se contrapõe à contemplação concentrada.
“A ‘contemplação concentrada’ em uma cor, um pedaço de figurino, um som tentando extrapolar suas propriedades físicas e se tornar imagem nos leva a uma viagem criada e recriada infinitas vezes por cada um dos espectadores em contato com o momento-mundo”, descreveu a artista sobre o projeto.
O resultado pode ser visto no Sesi de Tatuí de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade do CAT (Centro de Atividades) “Wilson Sampaio” fica na avenida São Carlos, 900, na vila Dr. Laurindo. O telefone para contato é o 3259-7910.
Sobre a artista
Alessandra Fratus é fotógrafa, nascida em Goiânia e desenvolve trabalhos fotográficos em São Paulo com foco na fotografia digital de espetáculos e retratos. Trabalha como freelancer em São Paulo, fotografando espetáculos musicais, teatrais, circenses e passionais com o intuito de criar a “arte-documento”.
Produziu alguns ensaios para divulgação de artistas e bandas e, em parceria, idealizou e desenvolveu o projeto do website “Bebedouro”, um portal cultural na internet.
Além de artista, ela é bióloga formada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Desde 2012, dedica-se exclusivamente à produção de imagens, quando defendeu doutorado na USP (Universidade de São Paulo).
A exposição itinerante “As Cores do Palco” é o primeiro trabalho autoral da fotógrafa. A mostra já percorreu mais de 20 unidades do Sesi em São Paulo nos últimos 5 anos.
Recentemente, Alessandra começou um novo projeto. Ela desenvolve o bloggue “Tô Pensando em Viajar”, no qual fala sobre viagem, fotografia e experiências.