Sesi-SP recebe até novembro projetos em 5 áreas culturais

307





O Sesi (Serviço Social da Indústria) de São Paulo abriu edital de chamamento para seleção de projetos culturais. As inscrições devem ser feitas até o dia 13 de novembro, exclusivamente pela internet, pelo link www.sesisp.org.br/cultura/editais.html.

O edital contempla as linguagens de artes cênicas, música, literatura e artes Visuais, além de uma nova categoria nesta nova fase: audiovisual. Os trabalhos selecionados poderão integrar a programação cultural de 2015 dos centros de atividades e espaços alternativos da instituição. Segundo a assessoria de comunicação do Sesi, o objetivo é ampliar e democratizar o acesso à cultura.

Na área de literatura, o edital selecionará propostas de pessoas físicas ou jurídicas de todo o Brasil. Os escolhidos farão parte das atividades do “Sesi Literatura Viva”, que promoverá encontros literários, narração de histórias e oficinas literárias.

Duas novas modalidades integram a área de artes cênicas no edital deste ano: montagens internacionais e teatro nas indústrias. A primeira contempla a captação de projetos de companhias e artistas de outros países, promovendo a difusão e o intercâmbio entre culturas e povos nas vertentes das artes cênicas, especialmente o teatro, a dança e a performance.

Já a segunda, tem como objetivo a apresentação de espetáculos curtos e/ou esquetes com tema central na segurança no trabalho, a saúde, o trabalho em equipe e a cidadania, entre outros, voltados ao aprimoramento profissional e pessoal de trabalhadores da indústria.

Assim como nos editais anteriores, também serão selecionadas montagens para produção do Sesi de São Paulo. Posteriormente, elas poderão se apresentar em um ou mais teatros da instituição, em continuidade ao projeto “Sesi Viagem Teatral”.

Ele acontecerá nas modalidades: arte-educação; montagens cênicas não inéditas; e montagens cênicas inéditas, sendo que, nesta última, o projeto deverá incluir a realização de uma oficina (com carga horária mínima de três horas) e uma palestra (com carga horária de uma hora de duração).

Em música, haverá seleção de projetos destinados a formações instrumentais, vocais e de conjuntos musicais de diversos gêneros da música nas vertentes popular e erudita, inclusive na nova modalidade série internacional, que contempla a captação de projetos de grupos e artistas de diferentes partes do mundo, promovendo a difusão e o intercâmbio entre países por meio da música.

O Sesi selecionará, ainda, especialmente para as unidades escolares da instituição, propostas voltadas à vivência musical de forma lúdica e interativa para o programa “Ação Arte-Educação”.

O apoio às produções em artes visuais inclui pintura, escultura, gravura, desenho, fotografia, instalação, novas tecnologias e outras experiências artísticas. Serão selecionados projetos para as seguintes modalidades: “Espaço Galeria Sesi-SP”, “Galeria de Arte Digital Sesi-SP” e “Ocupação Artística no Sesi-SP”.