Serviço de limpeza retoma ações com novos servidores provisórios





Na segunda-feira desta semana, 25, funcionários temporários, contratados pela Prefeitura, deram início a serviços de manutenção nos bairros e praças da cidade.

Em 2015, as vias públicas recebiam limpeza por um grupo de pessoas contratadas por meio de processo seletivo, com contrato válido apenas por alguns meses e sem possibilidade de prorrogação.

Agora, uma nova equipe foi selecionada, por tempo indeterminado, para atender à demanda dos serviços da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura.

Esses funcionários estão escalados para a limpeza de praças, bairros e vias públicas, que são varridas diariamente. A ação ainda beneficia os banheiros públicos – também limpos diariamente – e o chafariz da avenida das Mangueiras, que recebe manutenção a cada duas vezes por semana.

Neste primeiro momento, os bairros receberam capinação, roçada e remoção de terra. Foram atendidos, até o momento, os bairros Valinho, Jardim São Luiz, Fundação Manoel Guedes e vila Primavera. O próximo a receber manutenção será a CDHU.

Nas próximas semanas, as praças serão atendidas com a ação. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, são realizadas manutenções nas praças em intervalos de 20 a 30 dias.

“As equipes de limpeza possuem um cronograma, que informa quando foi realizada a última manutenção nas praças”, explicou a assessoria.

Durante a próxima semana, passarão por manutenção as praças Cesário Mota (Junqueira), Martinho Guedes (Santa), Manoel Guedes (Museu), Praça de Alimentação, Paulo Setúbal (Barão), Matriz, Antônio Prado (Concha Acústica), Anita Costa e Igreja Santa Cruz.

Além de seguir o cronograma, a secretaria recebe, diariamente, solicitações por moradores. Outro serviço, que pode ser solicitado é o chamado “Cata Treco”. Como o nome indica, ele tem como objetivo retirar objetos não utilizados nas residências.

Esta opção é destinada ao recolhimento de móveis velhos, sofás, colchões, fogão e outros. Materiais que não possuem mais utilidade fazem parte dessa limpeza, mas restos de entulho de construção não podem ser retirados pelos funcionários públicos.

Para solicitar a limpeza, o morador deve estar ciente de que os itens devem ser levados para fora da residência, e o número de objetos a serem retirados pela Prefeitura deve ser no máximo de três.

Após a solicitação, haverá um monitoramento do agendamento, pelo qual a Prefeitura entra em contato com o cidadão e agenda um dia para a retirada dos objetos.

“A intenção é que os moradores não realizem o descarte incorreto dos materiais, em áreas de preservação, canteiros, entre outros”, comentou a coordenadora do departamento de limpeza pública, Vanessa Souza.

Os interessados em colaborar com a prestação de serviços devem se dirigir à Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura, à avenida Domingos Bassi, 1.000, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h.