Seresta com Ternura é atração gratuita no Museu ‘P. Setúbal’





Divulgação MHPS

Desde 2013, seresteiros realizaram apresentações em diversos espaços, incluindo salas do museu

 

Iniciado em 2013, o projeto “Seresta com Ternura” é uma das atrações gratuitas oferecidas pelo Museu Histórico “Paulo Setúbal” neste mês. Na noite desta sexta-feira, 8, ele promove evento de seresta sob coordenação de Maria Inês de Camargo.

A apresentação acontece na praça Manoel Guedes e reúne seresteiros de Tatuí e região, numa noite “em clima de saudade e muita música”. Entre as atrações está o grupo tatuiano Seresteiros com Ternura. Em edições anteriores, os músicos prestaram homenagens a Raul e Osmil Martins, Joãozinho do Irineu, Ditinho Rolim, José Fiuza, Noel Rudi e ao professor Paulo Ribeiro.

Com início às 19h, o projeto é resultado de parceria entre a coordenadora do museu, Raquel Fayad, e o responsável pelo Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico, Jorge Rizek. Ele é promovido toda segunda sexta-feira de cada mês, desde a inauguração do Monumento em Homenagem aos Seresteiros.

Trata-se de sete esculturas de autoria do artista tatuiano Cláudio Camargo, entregues no dia 10 de agosto de 2013. As estátuas começaram a ser produzidas em 2007, com a ideia de valorizar o título de “Capital da Música”.

O Seresta com Ternura está entre as ações desenvolvidas pela coordenação com objetivo de “expandir os limites do prédio e atrair novos frequentadores”. Ele também visa valorizar o gênero musical e “renovar o público”, já que permite que “novas gerações comecem a se interessar pela seresta”.

Desde o ano passado, os responsáveis pelo projeto registram participações não só do público local, como de cidades vizinhas. Os grupos organizados vêm, em sua maioria, em excursões para acompanhar e participar das apresentações.

Outro efeito do projeto é a “fidelização do público”. Conforme a coordenação, as pessoas que comparecem a eventos como o da seresta “se sentem motivadas a regressar e, principalmente, a conhecer a estrutura cultural”.

Além das apresentações, o museu programa para esta semana evento voltado ao Dia das Mães. Neste sábado, 9, das 15h às 19h, haverá contação de história, teatro de bonecos e escultura em balões. As atividades têm como propósito oferecer para as mães “momentos especiais com seus filhos”.

Para participar, é preciso se inscrever por meio do telefone 3251-6586 ou pelo e-mail: mhpstatui@gmail.com. É necessário oferecer informações como nome completo da mãe e dos filhos, idade das crianças, telefone e e-mail para contato.

A atividade tem produção de Flávia Troya, com participação de Elaine Pires e Cacau Fest. Ela será realizada na praça que abriga o museu, com direito a distribuição de lanches e realização da Prefeitura, por meio do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo.

O “Paulo Setúbal” também está com inscrições abertas para a oficina “Além da Imaginação: A Magia dos Efeitos Especiais”, viabilizada pelo Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som). As vagas são limitadas e podem ser ocupadas por pessoas a partir dos 14 anos, com inscrições via telefone e internet.

Conforme o programa, Cassio Starling Carlos apresentará os principais truques criados por equipes que “inventam mundos inexistentes, criaturas lendárias, monstros e ações que deixam os filmes da atualidade cheios de tanta emoção”.

Por meio de análise de trechos de filmes de várias épocas, os participantes aprenderão como foram concebidos e aperfeiçoados os mais importantes truques óticos, mecânicos e digitais. Eles conhecerão, também, o trabalho de grandes artistas especializados em fazer o público “acreditar no impossível”.

Starling é crítico, curador, pesquisador e professor de história do audiovisual. Como crítico, colabora regularmente para o jornal Folha de S. Paulo e integra o grupo de curadores da Mostra de Cinema de Tiradentes, da CineOP e da CineBH.

É organizador, editor e autor das coleções Folha Clássicos do Cinema (2009), Folha Cine Europeu (2011) e Folha Charles Chaplin (2012). Autor do livro “Em Tempo Real” (editora Alameda, 2006), sobre narrativas de séries de TV.

Em Tatuí, a oficina será ministrada no próximo dia 20, uma quarta-feira, das 14h às 18h.

Somando-se aos projetos, o “Paulo Setúbal” recebeu, no dia 30 de abril, alunos de 3 a 5 anos de idade, da Creche Municipal “Rosalina Holtz de Paula” para conhecer o acervo do museu, e as exposições “Caixas, Caras e Caretas” e de homenagem literária que busca incentivar a leitura e fomentar a criatividade das crianças.

Na ocasião, os estudantes acompanharam apresentação da Cia. Teatral Exodus Art’s.

Mais dados sobre os projetos do museu e programação são fornecidos pelo fone 3251-4969.