Senai e Marquespan abrem cadastro de capacitação para PCDs de Tatuí

Senai realiza cadastro de PCDs
Da reportagem

Na próxima quarta-feira, 23, na Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí (Apodet), o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Itu realizará cadastro de PCDs de Tatuí interessadas em fazer capacitação profissional pela instituição, em parceria com a Marquespan.

Para a inscrição, é necessário comparecer na associação com RG, CPF e laudo médico. Podem se inscrever pessoas maiores de 18 anos, com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, transtorno do espectro autista, psicossocial, reabilitados e que estão se reabilitando do INSS.

De acordo Vade Manoel Ferreira, coordenador da Apodet, “é importante a pessoa com deficiência ter a consciência de que, quando ela faz cursos profissionalizantes e se capacita, está adquirindo conhecimento e passa a ter novas oportunidades”.

“Quando a pessoa entra para o mercado de trabalho, tem uma renda melhor, qualidade de vida melhor, autonomia, além de melhorar o próprio bem-estar ao se sentir útil”, continua.

No Brasil, existe lei de cotas para pessoas com deficiência, pela qual empresas com mais de cem funcionários precisam que de 2% a 5% do total de seja composto por profissionais com alguma deficiência.

“Neste curso, elas irão se qualificar, sendo importante para o crescimento econômico e como ser humano, ajudando a cumprir a lei de cotas com profissionalização, além de mostrar para a sociedade que a pessoa com deficiência pode fazer a diferença”, enfatiza o coordenador.

“A deficiência é apenas um detalhe. Quando removemos as barreiras e procuramos capacitar a pessoa com deficiência e promovemos a inclusão, muitas coisas boas passam a acontecer”, salienta.

A fábrica de pães Marquespan está realizando um programa de inclusão, pelo qual faz adaptações de acessibilidade, identificação de postos de trabalhos para pessoas com deficiência, treinamento para os colaboradores e uma parceria com o Senai, de cadastro para cursos de capacitação profissional.

O cadastro se trata de uma busca na cidade por pessoas interessadas em fazer cursos de capacitação profissional oferecidos pelo Senai. Os inscritos irão para um banco de dados da empresa, que entrará em contato com interessados no curso.

De acordo com o curso definido pela Marquespan, as aulas podem durar de seis meses a dois anos. Não são todos os cadastrados que terão vagas. A empresa fará uma análise dos interessados e selecionará alguns.

Após o fim das aulas, há possibilidade de que aqueles que completarem a capacitação passem por processo seletivo e sejam contratados pela empresa.