Senai dá início a primeira formação técnica da instituição no município

Todos os 35 alunos já estão empregados na BRF como jovens aprendizes 

Novos estudantes recebem panorama geral sobre a instituição (foto: AI Prefeitura)
Da redação

Neste dia13, tiveram início as aulas do curso técnico de administração do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Este é o primeiro ensino técnico da instituição no município.

A turma é composta por 35 alunos, que, por 18 meses, realizam aulas em um período e, no contra turno, vivenciam a experiência profissional como jovens aprendizes na unidade tatuiana da BRF, com carga horária de quatro horas em cada local, de segunda-feira a sexta-feira.

Participaram da solenidade: o diretor estratégico da Secretaria Municipal de Planejamento, Trabalho e Gestão Pública, Gustavo Grando;o diretor do Senai Sorocaba, Jocilei Oliveira; a coordenadora pedagógica do Senai Sorocaba, Silvana Cristina Moreira Farrapo; a coordenadora de gestão do Senai Tatuí, Sandra Marisa Cecyn; representantes da empresa BRF; e alunos e professores.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, a abertura oficial do curso foi promovida seguindo protocolos sanitários, devido à pandemia, como o uso de máscaras de proteção e álcool em gel, além do distanciamento entre as pessoas.

Durante o evento, foram apresentados um panorama geral sobre a instituição, o plano de ensino do curso e normas, incluindo o regimento comum das unidades escolares existente desde 1998, e os profissionais da formação.

Na véspera, os estudantes participaram de uma integração na indústria, sendo apresentados ao dia a dia do ambiente de trabalho.

Diretor do Senai Sorocaba, Oliveira considera como uma “receita de sucesso” a parceria com a prefeitura, “que rende muitos frutos desde 2008”.

Segundo ele, o curso técnico já é estruturado para suprir as necessidades da indústria, oferecendo exatamente o que as empresas procuram na área da administração, além de desenvolver melhor os jovens profissionalmente na rotina de ensino e trabalho.

“O Senai sempre teve como premissa básica o ‘aprender fazendo’. Nele, o aluno recebe a teoria da ocupação aqui (no curso) e a prática profissional na empresa, onde é conduzido por um tutor que acompanha esse aprendizado, sendo um trabalho conjunto de todas as partes”, afirma Oliveira.

A prefeita Maria José Vieira de Camargo enviou um vídeo felicitando os alunos por terem a possibilidade de iniciar o ensino técnico já empregados e desejando que aproveitem a oportunidade profissional.

Ainda foi apresentado um vídeo do presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Sesi-SP (Serviço Social da Indústria de São Paulo), Senai-SP, Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e do IRS (Instituto Roberto Simonsen), Paulo Skaf, desejando boas aulas aos jovens.

A parceria entre a empresa, o Senai e a prefeitura, segundo a assistente administrativa da BRF, Anny Karoline Sales, deve agregar novos conhecimentos para as carreiras dos jovens, além de levar competências para a indústria.

“Aqui é a base, onde os alunos vão agregar conhecimentos e colocarão em prática na indústria”, diz Anny. “É uma nova parceria que estamos desenvolvendo e que vai agregar muito não só para a empresa, mas também para o município”, completa a assistente.

Ainda durante a solenidade de abertura do curso técnico, o diretor estratégico da secretaria municipal, Grando, anunciou que, em breve, o Senai de Tatuí poderá ter um novo prédio, ainda mais moderno, para utilizar como sede.

Expectativa dos alunos

Os 35 alunos que iniciaram o curso foram selecionados em um processo seletivo e avaliados por exame médico.

Letícia Stahl de Góes, de 18 anos, acredita que o curso é uma oportunidade para ela descobrir qual carreira profissional seguirá. “Ainda não tenho certeza de qual área profissional seguir”, admite a estudante.

“Começando um emprego como jovem aprendiz e o ensino técnico, posso ter uma noção com o que aprendo e com as funções do trabalho, para então decidir qual curso fazer no ensino superior”, destaca.

Já o aluno Kauã Ribeiro, de 17 anos, acredita que o curso técnico em administração deve prepará-lo bem para o mercado de trabalho. “O curso é importante para a nossa vida profissional, pois somos novos no mercado de trabalho e não sabemos muito bem como funcionam as coisas, como agir e o que fazer”, reconhece.

Curso

O curso técnico de administração tem o objetivo de habilitar o profissional a “realizar e a gerir processos administrativos nas indústrias e serviços, com técnicas e tecnologias apropriadas e os padrões éticos, legais, de qualidade e segurança, com responsabilidade social e ambiental”.

Conforme o departamento de comunicação da prefeitura, o método de ensino utilizado pelo Senai“segue os princípios de capacidade crítica, autonomia para gerir seu próprio trabalho, habilidade para atuar em equipe e a capacidade de solucionar criativamente situações desafiadoras”.

De acordo com Silvana, coordenadora pedagógica do Senai Sorocaba, os conhecimentos adquiridos pelos alunos os capacitam a exercer o trabalho nas áreas de recursos humanos, finanças, logística e vendas.

Diferente de outros cursos oferecidos pelo Senai– em que, ao finalizá-lo, os participantes recebem certificados -, os concluintes dos cursos técnicos recebem diplomas, que os tornam aptos a exercer as funções no mercado de trabalho.

Senai de Tatuí

No município há mais de 13 anos, a instituição tem mais de cem alunos matriculados, todos eles empregados no Programa Jovem Aprendiz. Sandra, coordenadora de gestão da unidade tatuiana do Senai, se diz alegre com os resultados adquiridos ao longo dos anos.

“É uma grande conquista para a cidade e para as indústrias. Devemos acreditar muito no futuro, nesses jovens, nas parcerias, pois, quando montamos o curso, não tínhamos nada,mas o Senai e a prefeitura deram todo o apoio para que isso acontecesse”, conclui a coordenadora.