Senai abre inscrições a novo curso por meio do Pronatec





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Alunos do curso de restauração já passaram a aplicar conhecimentos teóricos em prática no Mercadão

 

Em parceria com a Prefeitura e por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), a unidade do Senai (Serviço Nacional da Indústria), de Tatuí, está com inscrições abertas para nova capacitação profissional. Trata-se de curso de revitalizador de coberturas de madeiras.

Para se matricular, o candidato deve ter idade mínima de 18 anos, ensino fundamental completo e perfil ativo no CAD Único – NIS (Número de Identificação Social). O munícipe deve apresentar, ainda, RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade no ato da inscrição.

Os interessados que ainda não possuem inscrição no CAD Único poderão fazê-la no Departamento de Bem-Estar Social e Cidadania. O endereço para o procedimento é a avenida Senador Laurindo Minhoto, 310, na vila Dr. Laurindo.

As inscrições para a nova capacitação estão disponíveis em outros dois locais. Elas são realizadas no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Setor Norte, do Jardim Gonzaga, na rua João Saulo dos Reis, 90; e o Cras Setor Sul, no Jardim Santa Rita de Cássia, à rua Arthur Eugênio dos Santos, 115.

Também em parceira com as autarquias, o Senai oferece curso de restauro e preservação de prédios históricos. Conforme a Prefeitura, as primeiras turmas já iniciaram aulas práticas. Elas estão acontecendo no Mercado Municipal “Nilzo Vanni”.

O curso de restauro tem duas turmas de capacitação: de pintor restaurador e de revitalizador de alvenarias. De acordo com a assessoria de comunicação, os alunos estão revitalizando o prédio do “Mercadão”. O objetivo é manter a identidade visual do edifício construído em 1914. Todo o projeto de pintura e restauração foi desenvolvido pelos alunos e professores do curso, iniciado em maio.

Segundo o professor do Senai, Júlio de Barros, os alunos estão aplicando no prédio as técnicas aprendidas nas aulas teóricas. “Esses espaços duram muitos anos e possuem valor histórico-cultural. O que fazemos é apenas destacar a beleza e a personalidade de cada prédio, sem deixar perder a composição com que ele foi construído”, afirmou em nota enviada pela assessoria.

No mesmo material, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, afirmou que os cursos atrelados à preservação de prédios históricos “constituem-se em um novo segmento importante de mercado, com remunerações acima da média e oportunidades importantes aos alunos”.

“Optamos por começar o Senai em nosso município com um curso bastante singular, no qual os profissionais capacitados estarão aptos a entrar em um mercado crescente e que paga muito bem”, destacou o prefeito em material à imprensa.

O novo curso é oferecido antes da inauguração oficial do Senai. De acordo com a Prefeitura, a programação das novas capacitações “continua em ritmo acelerado”. Por fim, o Executivo destacou que o cronograma “também cumpre rigorosamente o cronograma de implantação proposto pelo prefeito”.

Outras informações sobre os curso e o Senai serão obtidas pelo telefone 3259-6664.