A 76ª Semana Paulo Setúbal segue até quarta-feira, 8, com atividades culturais focadas em homenagear os “ilustres mestres tatuianos”. A programação teve início na quarta-feira, 1º, com a abertura da exposição histórica-pedagógica “Os Mais Ricos de Minha Terra”, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”.
Nesta sexta-feira, 3, aconteceria a inauguração da restauração da Capela de São João do Bemfica, com uma missa celebrada pelo bispo diocesano de Itapetininga, dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, porém, a programação foi cancelada devido à chuva.
Às 19h30, no MHPS (após o fechamento desta edição, 17h), aconteceria a “Noite da Seresta com Ternura”, em homenagem a Simeão José Sobral.
As festividades da Semana Paulo Setúbal continuam no fim de semana, com atividades para toda a família. No sábado e domingo, 4 e 5, das 10h às 12h, acontece o projeto gratuito “No Quintal de Setúbal”, com recreação e histórias do Grupo Asas, especialmente para famílias com crianças na primeira infância.
Nos mesmos dias, mas no período das 14h às 16h, o projeto “No Quintal de Setúbal” tem como público-alvo as crianças e os adolescentes, também com atividades de recreação e histórias do Grupo Asas.
E para quem gosta de movimentar o corpo, a Companhia de Performance ST DNC realiza o “3o Festival de Movimentos Urbanos de Tatuí”, com oficinas no período da tarde, no CEU das Artes, e, às 20h, na Praça da Matriz, com um grande festival de dança, reunindo coreografias de diversos estilos.
A tradicional ação cultural Música na Praça receberá a Banda Municipal de Pardinho, no sábado, 4, às 11h, na Praça da Matriz.
Outra expressão artística que marcará a 76a Semana Paulo Setúbal é a peça teatral “Eu Confesso”, com a Cia. Exodus Art’s, sobre a vida de Paulo Setúbal. As apresentações serão no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, na segunda-feira, 6, às 19h30, na terça-feira, 7, às 15h, e na quarta-feira, 8, às 9h.
No Centro Cultural, dia 6, segunda-feira, às 20h, haverá a abertura da exposição “Tatuí 192 Anos de História”, com curadoria de Thony Guedes, fotos atuais de Débora Holtz e fotos antigas pertencentes ao acervo do Museu Histórico “Paulo Setúbal”.
A exposição apresentará as transformações de uma cidade que “deixa saudades de tempos remotos e mostrará os tempos atuais”. No mesmo dia e horário, no CEU das Artes, quem gosta de música poderá prestigiar a apresentação dos alunos das oficinas de violão e canto coral, ministradas por Magaly Ribeiro.
No dia 7, terça-feira, às 19h30, o MHPS apresentará “uma nova forma de conexão com o museu”: o lançamento do aplicativo “Museu Paulo Setúbal Quiz”, criado por Pedro Heilborn. Simultaneamente, terá o lançamento do livro “O Senhor Compra Tudo”, de Raquel Prestes.
A ação cultural que encerrará a Semana Paulo Setúbal e abrirá as festividades do aniversário de 192 anos de Tatuí acontecerá nos dias 8 e 9, quarta e quinta, às 18h30, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”.
Será a oficina “Dos bastidores ao palco”, ministrada por Juliana D’Agostini, uma parte integrante do MIA – Festival de Música Instrumental de Araçatuba, que este ano traz, à Capital da Música, uma extensão pedagógica.