Semana Paulo Setúbal de Tatuí é reconhecida como patrimônio imaterial

Conselho pretende buscar o reconhecimento de bem imaterial de literatura

Semana Paulo Setúbal é reconhecida como bem imaterial de Tatuí (Foto: Arquivo O Progresso de Tatuí)
Da reportagem

A Semana Paulo Setúbal de Tatuí passa a ser reconhecida como patrimônio cultural e Imaterial da cidade. O decreto que instituiu a ação foi promulgado pelo prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior no dia 11 de dezembro de 2023.

O estudo, apresentado pelo presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí (Condephat), Antonio Celso Fiuza Júnior, em centenas de páginas, reúne documentos sobre a vida e a história do escritor que inspirou o evento cultural tatuiano.

Conforme defendeu o diretor do Departamento Municipal de Cultura e gestor do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Rogério Vianna, a semana essencialmente literária significa o “maior bem cultural do município”.

Para Vianna, a Semana Paulo Setúbal ser transformada em patrimônio imaterial ressalta a importância e a valorização da cultura local. “E isso denota que o município tem interesse, tem preocupação em manter as tradições culturais da nossa cidade.  Esse é o grande marco para o nosso patrimônio”, argumentou.

“Nós temos um cidadão que está imortalizado na Academia Brasileira de Letras. Temos que ter esse reconhecimento, e isso chegou, no mínimo, 50 anos atrasado”, emendou Fiuza Júnior.

A Semana Paulo Setúbal acontece no período entre os dias 1º e 8 de agosto. No entanto, Vianna conta que, logo após a conclusão dela, a comissão organizadora, junto com a organização do Departamento de Cultura.  começa a trabalhar as ações para o ano seguinte.

“Em dezembro, tivemos a última reunião da comissão, quando foram decretadas, por meio de ata, várias mudanças e adequações nos editais do ‘Paulo Setúbal’”, contou Vianna.

“Inclusive, em fevereiro, já serão publicados o edital do 4º Festival Arte e Cultura, o 22º Prêmio Literário Paulo Setúbal e o de publicação de livros”, antecipou, também informando que, em março, será aberto o Concurso Paulo Setúbal de Artes Visuais.

“E é claro que, após a Semana Paulo Setúbal, ainda nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, há muitas atividades que vão acontecendo em prol da semana”, emendou.

Vianna reforçou as palavras de Fiuza Júnior ao dizer que o reconhecimento da Semana Paulo Setúbal em âmbito nacional e estadual é “de extrema importância para que a cidade continue dando a real valorização ao escritor ícone para o município e exemplo da arte e da cultura”.

“Vou falar da Semana Paulo Setúbal a vida inteira, porque ela é o meu fundamento de vida, da história de Paulo Setúbal e a literatura dele. Transformar essa semana em patrimônio imaterial é fundamental para a cidade”, reiterou Vianna.

Decreto

Segundo Fiuza Júnior, com o decreto, o Condephat enviará o documento ao estado e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para o reconhecimento do evento cultural tatuiano como “patrimônio imaterial de literatura de Tatuí”.

“Esse é um passo importante para o reconhecimento da Semana Paulo Setúbal, a qual terá o documento enviado para ser analisado e reconhecido em esferas estadual e federal”, salientou.

De acordo com a justificativa, o evento fomenta, por meio do Museu “Paulo Setúbal”, o “fazer literário” por meio de três importantes certames municipais.

Além disso, mantém a produção literária local, enaltecendo a vida e a obra do escritor, fortalecendo e estimulando o interesse pela leitura e literatura, fomentando ações literárias em espaços públicos, promovendo a pluralidade artística na literatura e difundindo a produção literária do município.

Ainda, promove a produção literária no município com os editais: “Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias”, de abrangência nacional, o “Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais”, de abrangência municipal e dedicado exclusivamente à rede de educação; a publicação de livros por edital, em abrangência municipal; e o Festival de Arte e Cultura, focado na difusão de projetos de arte e cultura no calendário do Museu “PS”.

Semana

A primeira edição da Semana Paulo Setúbal aconteceu em 1943, idealizada por Fernando Guedes de Moraes, Celso Vieira de Camargo e Paulo Sílvio Azevedo, com incentivo sistemático do jornal O Progresso de Tatuí (reportagem nesta edição), e se tornou o principal evento de arte, cultura e literatura da cidade.

Em 11 de agosto de 1956, a ação passou a ser promovida pela “Casa de Paulo Setúbal” – em um prédio cedido pelo Banco Sul-Americano do Brasil, atualmente o Banco Itaú, cujo principal acionista era filho do escritor tatuiano Paulo Setúbal – no período de 5 a 11 de agosto. Depois, em 2 de janeiro de 1957, por meio da lei 3.690, o governo do Estado de São Paulo oficializou a Semana Paulo Setúbal.

No dia 11 de julho de 1958, o decreto 33.092 instituiu dois prêmios em dinheiro, com a denominação “Prêmio Literário Paulo Setúbal”. Em 1967, o tema foi “A religião na obra de Paulo Setúbal” e, em 1969, “O romance histórico de Paulo Setúbal.

Em 1976, o Prêmio Literário Paulo Setúbal teve como tema “O centenário do historiador Afonso de E. Taunay”, e também foram realizados: o concurso “A Melhor Fotografia da Cidade de Tatuí”; o lançamento do carimbo comemorativo do sesquicentenário da cidade, elaborado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos; e a apresentação da primeira montagem do grupo de teatro do Conservatório de Tatuí, “Antígona”, com direção de Moisés Miastkuosky.

“O Telurismo na obra de Paulo Setúbal” foi o tema do prêmio literário no ano de 1980. Dois anos depois (1982), aconteceu a 40ª Semana Paulo Setúbal, com a “Maratona Intelectual Paulo Setúbal”.

Já no ano do centenário de nascimento de Paulo Setúbal (1993), a semana promoveu novamente a maratona intelectual, com o objetivo de despertar, nos estudantes, o desejo de conhecer as obras do escritor, romancista histórico e poeta Paulo Setúbal.

Foram realizados concurso de monografias escolares, salão de artes plásticas, exposição de objetos pessoais e filmes e o 1º Salão de Artes Plásticas Infanto-Juvenil, destinado aos jovens de até 16 anos, nas modalidades pintura, desenho e escultura.

No ano de 2002, foi criado o “Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais”, de abrangência municipal e dedicado exclusivamente para a rede de educação. E, em 2003, instituído o “Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias”, de abrangência nacional. Ambos contam com o apoio da família Setúbal.

A partir de 2008, para a divulgação dos vencedores e das obras do certame de Paulo Setúbal, passou a ser produzido um tabloide, suplemento editado pelo jornal O Progresso de Tatuí.

Em 2009, além dos certames Paulo Setúbal, a semana teve o “Paulo Setúbal Show”, um “game” de perguntas e respostas entre alunos da rede de educação sobre a vida e a obra do escritor tatuiano. Esse evento foi realizado até o ano de 2012.

No ano de 2010, o tema do concurso foi a clássica obra do imortal tatuiano “A Marquesa de Santos”, e ainda teve início o Concurso Paulo Setúbal de Fotografia.

Um ano depois (2011), na realização da 69ª Semana Paulo Setúbal, o tema do concurso municipal foi a obra “Confiteor”, além de ter sido instituída a logomarca da semana, com autoria de Marcos Bueno, definida como a reprodução do bordado do galardão que Paulo Setúbal usara na Academia Brasileira de Letras e que, atualmente, é parte do acervo do Museu “PS”, com a assinatura do escritor tatuiano.

Em 2012, ocorreram as comemorações de 70 anos da Semana Paulo Setúbal. Em 2013, o tema do concurso municipal foi “A Bandeira de Fernão Dias” e, em 2014, “Alma Cabocla”. Em 2016, inspirado nas obras “Confiteor” e “Alma Cabocla”, o concurso de abrangência municipal teve como tema “Tatuí, na obra de Paulo Setúbal”.

Em 7 de agosto de 2017, com a lei municipal 5.113, é criada, oficialmente, a Semana Paulo Setúbal, passando a ser reconhecida como parte dos eventos culturais do município.

Naquele mesmo ano, o 16º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais teve como tema: “80 anos salvaguardando a memória do escritor tatuiano (1937/2017)”. A partir de então, os concursos passaram a ser geridos pelo Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

No ano de 2018, o 17º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais teve o objetivo de valorizar os professores e, como tema, o capítulo VI de “Confiteor”: “O Homem Mais Rico de Minha Terra”.

Em 2019, o 18º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais apresentou como tema “Discurso da Academia Brasileira de Letras (1934-2019)”, comemorando os 85 anos de história do discurso proferido pelo escritor tatuiano ao ser imortalizado pela ABL.

Nesse ano, os vencedores em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente, passaram a receber um troféu elaborado em latão polido (ouro), em alumínio polido (prata) e em latão patinado de castanho (bronze), todos personalizados com base de granito e plaqueta em latão com o nome deles gravados.

Devido à pandemia de Covid-19, em 2020, o Prêmio Literário Paulo Setúbal, de abrangência nacional, ao centenário do edifício sede do Museu “PS”, foi realizado de forma virtual, registrando recorde de inscrições: 2.249, sendo 1.981 online e 368 via Correios. Naquele ano, o Concurso de Literatura e Artes Visuais não foi aconteceu, devido à ausência das aulas presenciais.

Em 2021, foi instituído o Festival de Arte e Cultura de Tatuí, focando no fomento e na difusão de projetos culturais. Por fim, no ano de 2023, foi instituído um o Edital para Publicação de Livro, destinado exclusivamente a escritores tatuianos, com o intuito de fomentar a produção literária na Terra de Paulo Setúbal.