Intervenções nas principais ruas da cidade para entrega de panfletos e orientações junto a motoristas e pedestres estão entre as atividades programadas para a Semana Nacional do Trânsito em Tatuí.
O calendário, em formatação e a cargo do DMMU (Departamento Municipal de Mobilidade Urbana), envolve a realização de cerimônia de premiação de concurso.
As atividades acontecem entre os dias 18 e 23 de setembro, conforme antecipou o diretor do departamento, Yustrich Azevedo Silva. Elas começam com a divulgação do nome da mascote a ser utilizado em ações educativas de trânsito.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o órgão realizou concurso junto às escolas municipais para a escolha do nome do boneco.
Os estudantes apresentaram sugestões durante incursões realizadas pelos agentes do DMMU em maio deste ano. Cada sala de aula, de cada escola visitada, escolheu um nome. A sala que tiver a indicação escolhida será premiada.
A entrega do brinde acontece no teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório, em dia e horário a serem definidos. A sala de aula receberá, como prêmio, uma “pequena diversão”, ainda não revelada.
Em Tatuí, a semana vai contemplar, principalmente, orientações sobre comportamento no trânsito. Silva antecipou que os agentes do órgão vão abordar motoristas e pedestres para conversar a respeito de atitudes seguras dentro e fora dos veículos.
As principais questões são o respeito à faixa de pedestres, proibição do uso do celular pelos condutores e explicações visando evitar estacionamentos em locais não permitidos. Conforme o diretor, as situações são consideradas mais constantes e, portanto, exigem maior iniciativa quanto às orientações.
Em Tatuí, o departamento também registra flagrantes de usos errados de estacionamentos por parte dos motoristas. Entre eles, paradas de veículos em vagas de deficientes e idosos por quem não possui problema ou está fora da faixa etária beneficiada. “Estes problemas são muito constantes”, comentou.
O DMMU também vai intensificar, durante a Semana Nacional do Trânsito, fiscalizações com relação a estacionamentos irregulares. “Por exemplo, a menos de cinco metros das esquinas. Hoje, é proibido estacionar desta forma”, lembrou.
O uso do cinto de segurança e outras medidas preventivas, como a indicação para revisão dos veículos, também está entre as orientações a serem feitas.
Silva informou que a equipe quer chamar a atenção do maior número de pessoas. Para isto, realizará intervenções para distribuição de panfletos, incluindo atividades com presença de mascote nas áreas de maior movimento.