A programação local da Semana do Meio Ambiente tem sequência amanhã, quinta-feira, 2. Organizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura, por meio do Departamento de Meio Ambiente, ela teve início no dia 30 de maio e envolve parceria com a cidade de Cerquilho.
A agenda divulgada nesta semana prevê, ainda, inauguração de um “viveiro de mudas”, agendada para o dia 10, a partir das 9h. O viveiro está localizado na sede da secretaria.
Ele conta com duas áreas de produção em um total de 400 metros quadrados. No local, são cultivadas mudas nativas e espécies indicadas para arborização urbana. A ação tem objetivo de recuperação de áreas degradadas e a doação para munícipes que tenham interesse em plantar as mudas.
Em Tatuí, visita técnica à usina de resíduos de construção civil marcou a abertura oficial da semana. A atividade aconteceu na segunda, com supervisão do engenheiro agrônomo José Vicente Alamino. A usina fica no Jardim Gramado.
Ontem, 31 de maio, a partir das 9h, houve palestra ministrada por José Valverde Machado. O especialista em direito ambiental falou sobre “Política Nacional de Resíduos Sólidos: seus regramentos e diretrizes para o ente municipal”. A explanação aconteceu no auditório “Jornalista Maurício Loureiro Gama”, do Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna”.
Amanhã, 2, às 8h, a semana tem sequência com o 2º Curso Intermunicipal de Pode de Árvores, realizado em parceria com Cerquilho.
Essa capacitação será realizada em duas partes, sendo a primeira no Teatro Municipal de Cerquilho, com presença da engenheira ambiental Marceli Lazari.
Ela comparecerá ao evento juntamente com a agrônoma do IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica), Guiliana Del Nero Velasco, e o representante da Fundação Coge (Comitê de Gestão Empresarial), Luiz Gustavo Ripani.
Na sexta-feira, 3, também a partir das 8h, os participantes do curso farão a parte prática. Ela será realizada em Tatuí, nas praças do Junqueira e do Andrea Ville.
No domingo, 5, o setor de áreas verdes realizará a partir das 9h, na área de preservação permanente do Jardim Alvorada, um passeio ciclístico. O evento será seguido de plantio de mudas nativas com participação de alunos da Etec (Escola Técnica) “Salles Gomes”.
Em nota enviada à imprensa, o diretor do Meio Ambiente, Eduardo Rodrigues, disse que “a programação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar melhor e de preservar o meio ambiente”.