Semana do Meio Ambiente mobiliza população com ações diversificadas

Evento contará com o plantio de 200 mudas de árvores, no Jardim Wanderley (foto: Arquivo AI Prefeitura)

Tendo como mote a conscientização sobre preservação da biodiversidade, da água, dos resíduos sólidos, da arborização urbana e da educação ambiental, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a prefeitura, realiza a Semana do Meio Ambiente entre os dias 3 a 7.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

Pelo decreto federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que, nesse período, em todo o território nacional, se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente, que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país.

De acordo com a supervisora do Setor de Educação Ambiental, Karina Camargo de Sousa, diversas atividades estão programadas para acontecer ao longo dos cinco dias, como palestras, visitas monitoradas e plantio de mudas.

“A programação foi pensada no intuito de envolver o maior e mais diverso público da cidade e também de abranger muitas temáticas ambientais, como água, resíduos e arborização, entre outros”, contou.

As atividades começam na segunda-feira, com a palestra “A Realidade dos Resíduos Sólidos em Tatuí”, organizada e ministrada pela equipe do Setor de Educação Ambiental às 13h, na sede da Yazaki.

Já às 19h, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), será realizada a palestra “Legislação Ambiental e a Preservação da Biodiversidade”, ministrada pela Polícia Ambiental.

O conteúdo terá como público-alvo professores e estudantes dos ensinos médio, técnico e superior, explicando sobre o trabalho da Polícia Ambiental em Tatuí e as leis vigentes no que diz respeito à preservação da biodiversidade.

Na terça-feira, 4, a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp receberá, a partir das 9h, a visita de crianças de escolas municipais. Às 15h, na sede da Ford local, a equipe do SEA realizará a palestra “A Realidade dos Resíduos em Tatuí”.

Conforme Karina, a intenção da palestra é promover a conscientização sobre o uso racional da água e a importância da melhoria da coleta seletiva na cidade.

Já na quarta-feira, 5, data em que é celebrado o Dia do Meio Ambiente, alunos da rede municipal de ensino farão passeio em trilha ecológica na Estação Experimental.

“Queremos que eles entendam a importância do local para a cidade, além de terem um contato maior com a natureza”, ressaltou a coordenadora.

Na quinta-feira, 6, às 9h, ocorrerá a entrega, pela prefeita Maria José Vieira de Camargo, do “Selo de Excelência em Educação Ambiental”, no paço municipal, para algumas escolas do município.

Mais tarde, às 13h, os alunos da Escola Municipal “Professora Eunice Pereira de Camargo” também assistirão à palestra “A Realidade dos Resíduos Sólidos em Tatuí”, ministrada pela equipe do SEA.

O encerramento da Semana do Meio Ambiente, na sexta-feira, 7, terá plantio de 200 mudas de árvores no Jardim Wanderley, buscando melhorar a arborização do município e chamar atenção sobre a preservação ambiental.

Karina destaca que, devido às campanhas, “a população vem se conscientizando e procurando participar cada vez mais das ações preventivas em prol do meio do ambiente”.

Ela conta que, no início, apenas os alunos da rede participavam das ações, “mas, hoje, existe um envolvimento maior da população, inclusive de empresas, que solicitam palestras para os funcionários”.

“O resultado que se busca é uma cidade cada dia mais consciente e preocupada com as questões ambientais, que participe e se sinta parte do meio ambiente em que vive”, enfatizou.

Para a coordenadora, participando por meio dos plantios, das trilhas monitoradas, das palestras ministradas, a população adquire o hábito de preservar e valorizar os recursos naturais.

“Afinal, nos só protegemos e defendemos aquilo que conhecemos, e nosso grande objetivo é que as pessoas conheçam os bens ambientais existentes em nosso município”, concluiu.