O Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes) sediará, entre os dias 22 e 27, a primeira Semana da Psicologia.
O evento, em comemoração ao Dia do Psicólogo – celebrado em 27 de agosto – será promovido pelo Espaço de Psicologia e Coaching Meraki, com apoio da prefeitura.
De acordo com a coordenadora e organizadora do evento, a psicóloga Jéssica Muhamed Covos, a proposta da “Semana” nasceu em continuidade ao projeto já iniciado em 2017, chamado “Café com Psicologia”.
O evento, idealizado por ela em parceria com a psicóloga Marinara Aparecida Quevedo Soares reuniu profissionais da classe e teve continuação em 2018, com evento de um dia, até que, neste ano, ganhou a programação de uma semana e abertura ao público em geral.
“O objetivo principal é estar aproximando as pessoas que têm interesse em saúde mental e emocional, até mesmo para desmistificar os conceitos que existem sobre a busca por tratamento e de ajuda. Por isso, serão várias palestras com temas diferentes”, afirmou Jéssica.
A programação começa na quinta-feira, 22, às 19h, com a psicóloga Márcia Janaina Campos abordando o tema “Autismo e Método Teacch” – sigla em inglês para tratamento e educação para autistas e crianças com déficits relacionados com a comunicação.
Conforme Jéssica, a palestra abordará o autismo e o TDAH (transtorno de déficit de atenção); a importância do diagnóstico precoce; tratamento e importância da equipe multidisciplinar; evolução do tratamento; e método Teacch.
A intenção é reunir professores, pais, familiares e interessados sobre o tema. Já na sexta-feira, 23, às 19h, acontece a palestra “Saúde Emocional da Mulher: Como Resgatar a Autonomia Feminina?”, ministrada pela psicóloga Danielle Cassemiro Bolda.
Conforme a programação, a psicóloga falará dos temas: “Identidade pessoal e social da mulher” e “controle das emoções”. “Vamos falar sobre a saúde emocional da mulher de uma forma geral para todos os públicos”, observou a organizadora.
No sábado, 24, a programação segue no período da manhã, com a palestra “Afinal, o que o meu Filho Precisa? – O Desafio de Ser Pais na Atualidade”, com início às 10h, ministrada pela psicóloga Marinara Aparecida Quevedo Soares.
A profissional abordará o papel dos pais para o bem-estar e saúde mental da criança; o impacto da tecnologia na família moderna; birras e comportamentos inadequados; e afeto versus superproteção.
“O tema será voltado aos pais e até mesmo para os próprios educadores e profissionais que trabalham diretamente com crianças, pois vai falar sobre regras, limites e diversas situações. Então, vai ser um tema bem interessante”, acrescentou Jéssica.
Já na segunda-feira, 26, às 19h, haverá a palestra “Os Vilões da Vida Moderna: Estresse, Ansiedade e Depressão. Como Vencê-los?”, ministrada pela psicóloga Jeani Gabriela David Muzel.
Segundo a organização, Jeani vai falar de “como deixar a vida mais leve entre tantas responsabilidades; ansiedade: da normalidade ao transtorno; a diferença entre a tristeza e depressão; quando procurar ajuda; e o poder da mente na mudança desses quadros”.
“São temas bem atuais. Algumas pessoas acabam tendo alguns destes transtornos, mas, muitas vezes, não buscam ajuda e, através de uma palestra, às vezes, fica até mais fácil de a pessoa ir lá, participar e, até mesmo, desmistificar seus preconceitos”, adicionou Jéssica.
Para encerrar a programação, terça-feira, 27 – data em que é comemorado o Dia do Psicólogo -, a psicóloga Lucilene Alciati abordará o tema “Terapia Familiar: Como Funciona e quem Pode Fazer?”, abrangendo assuntos ligados ao parceiro, ao casamento, à sobrevivência em família e aos filhos.
Os temas foram escolhidos conforme as demandas nos consultórios de psicologia do município e a necessidade de informação sobre doenças mentais e emocionais, “visando esclarecer os assuntos e desmistificar preconceitos”.
Os interessados em assistir às palestras da Semana da Psicologia devem realizar pré-inscrição, por meio deste link de WhatsApp: http://bit.ly/2M6UPyY. As vagas são limitadas, mas haverá lista de espera.
Já no dia das palestras, basta levar um quilo de alimento não perecível e apresentar na portaria do CEU das Artes. Todos os alimentos arrecadados serão doados ao Lar São Vicente de Paulo.
Conforme Jéssica, a intenção é criar um espaço de discussão sobre assuntos ligados a psicologia. Para o mês de setembro, na sexta-feira, 12, a organização deve realizar ações voltadas ao “Setembro Amarelo”.
“Teremos atividades sobre o tema suicídio, e pretendemos espalhar esta questão da psicologia em Tatuí e buscar um espaço onde as pessoas possam falar sobre saúde mental e emocional. Isso se estende também para outros profissionais, com convite para que possam mostrar o trabalho deles”, concluiu a psicóloga.
Para saber mais a respeito do Espaço de Psicologia e Coaching Meraki e da Semana da Psicologia, digite @meraki.psico nas buscas do Instagram e do Facebook. Se preferir, entre em contato pelo telefone (15) 9-9714-8819, ou vá até a Praça da Bandeira, 116, centro.