
Da redação
Entre os dias 20 e 23, quinta-feira a domingo, na Praça da Matriz, acontece o Festival Semana da Música “Yolanda Rigonelli”. O evento presta homenagem à educadora e musicista que marcou a história do Conservatório de Tatuí e do ensino musical no Brasil.
A iniciativa é uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, e integra o calendário turístico e cultural do município.
O festival celebra o Dia da Música e do Músico, comemorado em 22 de novembro, “reforçando a importância de Tatuí no cenário cultural brasileiro e valorizando um de seus títulos mais simbólicos: o de Capital da Música”, conforme acentuado pela assessoria de comunicação do Executivo.
A programação tem início concomitante com a celebração ao Dia da Consciência Negra, das 13h às 18h do dia 20, incluindo palestras, oficinas de Abayomis, “música preta”, exposições, contos africanos e danças artísticas.
Às 16h, o público confere a apresentação “Labuta”, contemplada pelo edital PNAB. Encerrando o dia, das 18h às 22h, ocorre a “Noite de Flashback”, com os DJs Cyro Marques e Deivis Valencio.
Na sexta-feira, 21, das 19h às 21h, a Praça da Matriz recebe show da banda Classic Roxx, trazendo sucessos do rock clássico.
Outro destaque da programação acontece no sábado, 22, data em que se celebra o Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, e também o Dia do Músico.
A programação começa às 11h, com o “Música na Praça 2025”, pelo 3º Encontro de Cururu de Tatuí “Abel da Viola”, em homenagem ao saudoso curureiro, uma realização dos Curureiros de Tatuí. O dia será dedicado à valorização dos artistas tatuianos e à celebração da música raiz e tradicional.
Encerrando o festival, no domingo, 23, das 14h30 às 16h, a Praça da Matriz será tomada pelo ritmo do pagode e do samba, com apresentação do grupo Ki Presença.
Yolanda Rigonelli
Yolanda Rigonelli, uma das mais respeitadas professoras de harmonia do país, chegou a Tatuí em 1956 e integrou o conselho técnico e administrativo do Conservatório, no biênio 1960-1961, ao lado de Judith Cabette de Oliveira, maestro Spartaco Rossi e professora Maria Ruth Luz, autora do Hino à Tatuí. “Sua dedicação ao ensino foi tamanha que chegou a assumir a direção do Conservatório, deixando um legado de excelência e amor à música”, frisa a assessoria.
Com o objetivo de valorizar o talento dos alunos e evidenciar a importância do Conservatório para a cidade, Yolanda Rigonelli criou, em 1961, a “Semana da Música”, evento que se tornou tradição e o mais duradouro da instituição, que até os dias atuais ocorre internamente dentro da Instituição de música, teatro e luteria.
Em 2021, a Semana da Música passou a integrar oficialmente o calendário turístico e cultural de Tatuí como o Festival Semana da Música “Yolanda Rigonelli”, uma homenagem da cidade para “manter viva a memória e o legado de uma educadora que dedicou sua vida à formação musical e à cultura brasileira”.









