Semana da Astronomia terá música curso, palestras e observação do céu

288





Arquivo O Progresso

Planetário de Tatuí abriga série de eventos até o dia 11 deste mês

 

Tem início neste sábado, 30, a 13ª edição da “Semana da Astronomia”. Diversas atividades estão agendadas no Planetário de Tatuí, inclusive um curso básico sobre a área.

A abertura do evento acontece a partir das 19h30 deste sábado, com sessão no interior de planetário. Na mesma noite, esta prevista a observação do céu com telescópio.

A atividade, chamada “De Olho no Céu” está marcada para as 20h30 e “depende das condições atmosféricas”. “Caso o céu fique nublado, não será realizada”, informa a organização.

Nesta segunda-feira, 2, a programação prossegue às 19h30, com a primeira aula do curso de astronomia, com o tema “Lendas do Céu e da Terra”. O encontro prossegue às 20h30 com a palestra “Origens da Vida e Princípios da Evolução: Uma Síntese Pós-Moderna”, com Luiz Eduardo Del Bem, da Universidade de Harvard.

Na terça-feira, 3, haverá outra sessão do planetário às 19h30. Já a partir das 20h30, está agendada a palestra “Os Cometas: ISON (uma promessa)”, com Renato da Silva Oliveira, do Planetário AsterDomus.

A noite de quarta-feira, 4, começa com música. Às 19h30, o grupo de música medieval Gárgula, do Conservatório de Tatuí, faz a abertura do “Sarau Astronômico”. Às 21h, o público acompanha a palestra “Os Céus dos Povos Indígenas Brasileiros”, com Walmir Thomazi Cardoso, da TV Escola/MEC.

Na quinta-feira, 5, às 19h30, o curso básico de astronomia traz novamente o tema “Lendas do Céu e da Terra”. Em seguida, às 20h30, Irineu Gomes Varella, do Planetário de São Paulo, ministra a palestra “A Estrela de Belém”.

Na sexta-feira, 6, às 19h30, está agendada novamente a aula “Lendas do Céu e da Terra” e, na sequência, às 20h30, acontece a última palestra da Semana da Astronomia, com Áttis Vinícius Martines Marino, do Instituto de Física de São Carlos/Universidade de São Paulo.

Nos dias 9, 10 e 11, o curso continua com as aulas “O Sistema Solar”, “Estrelas, Galáxias e Nebulosas” e “Introdução à Cosmologia”, respectivamente, às 20h.

Para participar das sessões do planetário, é necessária a retirada de ingressos. O público poderá obter os convites através da doação de alimentos (um litro de óleo de cozinha, de um pacote de macarrão, arroz ou feijão). As demais atividades são livres.

O Planetário de Tatuí fica na rua Professor Oracy Gomes, 665, na vila Primavera. Mais informações pelo telefone (15) 3251-1573.