Seis entre dez dependem da Sta. Casa para atendimentos





A cada dez pessoas pouco mais de seis dentre as que participaram de enquete virtual realizada pelo jornal O Progresso dependem da Santa Casa para atendimento hospitalar. O “diagnóstico” consta no resultado da pesquisa feita com leitores do bissemanário em “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br).

O levantamento feito com assinantes e não assinantes dos veículos impresso e online mostra que 64% dos votantes só contam com o único hospital público do município para receber atendimento. Isso significa que, de cada dez pessoas que responderam ao questionamento, 6,4 necessitam do hospital.

A avaliação também possibilita verificar que a minoria tem à disposição outros recursos quando precisam de atendimento hospitalar além da Santa Casa. No total, 36% responderam que não dependem exclusivamente do hospital público.

A pergunta levada “ao ar” na tarde de sábado, 10, recebeu votos até a tarde de sexta-feira, 16. Ela teve como base divulgação de perda de certificado de entidade beneficente de assistência social, na área da saúde, por parte da Santa Casa.

No início deste mês, o Ministério da Saúde indeferiu o pedido de renovação do documento que, na prática, permite a instituição receber recursos públicos e formalizar convênios para atendimentos em saúde. A Santa Casa tem 30 dias para recorrer.

Para esta semana, o jornal propõe discussão sobre a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais. Em Tatuí, o número de alunos com dificuldade no aprendizado matriculado no ensino público caiu neste ano em comparação com 2015 (reportagem nesta edição).

Abrangendo a questão para as deficiências, o bissemanário traz a seguinte questão: “Em sua opinião, Tatuí dispõe de infraestrutura ideal para atender pessoas com deficiência?”. A pergunta pode ser respondida com “sim” ou “não” a partir da tarde deste dia 17. O resultado final será divulgado no domingo, 25.