
Da redação
A 11ª edição da Feira do Doce de Tatuí e o Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação do Executivo, “foi marcada pela forte atuação da prefeitura na área da segurança, com uso estratégico da tecnologia e resultados expressivos”.
No decorrer dos cinco dias de festa, 235.727 pessoas passaram pela Praça da Matriz. O sábado, 12, foi o dia de maior movimentação, com 53.609 visitantes. Já a quinta-feira, 10, teve o menor fluxo, com 38.895 pessoas. A média diária de público foi de 47.145 visitantes.
Para garantir a tranquilidade do evento, a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), reforçou o monitoramento com a “Muralha Digital” – sistema inteligente que une câmeras de vigilância e reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e integração com bases de dados estaduais e federais.
O sistema, que permite contabilizar com precisão o número de pessoas (mesmo com entradas e saídas recorrentes), também foi apontado como “essencial” na atuação de segurança.
Por ele, seis pessoas com mandados de prisão foram recapturadas por reconhecimento facial e uma com mandado de prisão foi detida após identificação por leitura de placa de veículo na região central.
Além disso, segundo o Departamento de Mobilidade Urbana, a cidade registrou a entrada de 21.740 veículos a mais que a média semanal, resultado do grande número de visitantes que se dirigiram a Tatuí durante a programação.
Atualmente, a Muralha Digital conta com câmeras posicionadas em entradas da cidade e pontos estratégicos, todas interligadas ao Centro Operacional de Despacho (COD) da GCM.
O sistema opera em tempo real com inteligência artificial, conectado a plataformas como a Muralha Paulista (do governo do estado de SP), Córtex (governo federal) e Gecrim (Região Metropolitana de Campinas).
De acordo com o secretário da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Miguel Ângelo de Campos, a atuação integrada da GCM, do sistema de monitoramento e dos agentes municipais de trânsito foi fundamental para o êxito da operação.
“Mais uma vez mostramos que é possível promover grandes eventos com organização, responsabilidade e segurança para todos”, destacou o secretário.