Secretaria de Saúde de Tatuí promove duas conferências municipais

Evento acontece na Câmara Municipal dia 9, das 8h às 17h

Câmara Municipal tem conferência municipal de saúde (Foto: AI Prefeitura)
Da redação

A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde de Tatuí, e o Conselho Municipal da área convocam a população para participar da 8ª Conferência Municipal de Saúde e da 5ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador, na quarta-feira, 9, na Câmara Municipal, com abertura prevista para às 8h e encerramento às 17h.

A 8ª Conferência Municipal de Saúde trará como temas centrais a “Saúde da mulher no âmbito do Sistema Único de Saúde”, “Atenção básica, com ênfase na saúde do idoso” e “Saúde mental do trabalhador”.

Já a 5ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador abordará o tema “Saúde do trabalhador como direito humano”. O objetivo das conferências é debater e propor melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS), “garantindo um atendimento mais eficaz e igualitário para todos”.

Para isso, conforme antecipado, em um eixo, deve-se buscar “reafirmar os princípios do SUS, promovendo e efetivando as diretrizes do SUS, assegurando a saúde como um direito humano, com base na universalidade, integralidade e equidade, conforme previsto na Constituição Federal”.

Outros eixos discutidos serão o de mobilizar a sociedade, incentivando o diálogo com a população sobre a importância do SUS e a defesa do direito à saúde; e fortalecer a participação social, ampliando a representatividade da sociedade na gestão do Sistema Único de Saúde, desde o nível municipal até o federal.

Ainda, faz parte do objetivo: avaliar e propor melhorias, diagnosticando a situação da saúde pública, propondo soluções e contribuindo na construção das diretrizes dos planos plurianuais e dos planos municipais, estaduais e nacional de saúde.

Segundo a divulgação enviada à imprensa, a participação da população é essencial para garantir que as decisões tomadas sejam representativas das reais necessidades da comunidade: “Todos estão convidados a contribuir para a construção de uma saúde pública mais acessível e eficiente”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui