Da reportagem
Na tarde de quarta-feira, 17, a prefeitura recebeu a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do estado de São Paulo, Marília Marton, para anúncio do lançamento do Projeto Guri em Tatuí.
O programa é uma ação do governo paulista e gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, por meio de contrato de gestão celebrado com a pasta da Cultura.
No estado, ele atende gratuitamente cerca 60 mil crianças e adolescentes por ano, em 385 polos de ensino, localizados em 283 cidades. Em Tatuí, as atividades serão oferecidas em dois polos: o Guri nas Escolas e o Polo Guri Tatuí, ambos localizados junto à escola-projeto “Senna em Ação”.
O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, durante o anúncio, declarou que o modelo de implantação do projeto como está sendo idealizado é um desejo antigo dele.
E avaliou como positiva a transformação que o “Senna em Ação” sofreu desde que visitou o projeto pela primeira vez, ainda como secretário do Esporte e da Educação.
“Estávamos ansiosos por esse momento. Há muito tempo, sonhávamos com esse projeto, que foi gerado no nosso coração há tempos. Ali (no ‘Senna em Ação’), são servidas cinco refeições, além de piscina, ginásio coberto, sala de artes marciais toda preparada, sala de unidade de vida, reforço escolar, balé. E, desde o primeiro dia, quando coloquei no papel, a cereja do bolo seria a educação musical”, afirmou.
Nessa época, Cardoso Júnior comentou ter ocorrido, por parte da então administração municipal, a iniciativa de um processo de chamamento público para levar atividades culturais ao local, as quais, segundo ele, acabaram não ocorrendo.
Como forma de compensação, sustentou o prefeito, foram contratados dois professores de artes. No entanto, por conta de “limitações impostas pelo formato apresentado para o projeto”, não foi possível concretizar o ensino.
“Mas, a partir deste ano, a gente começa a trazer realmente aquilo que sonhávamos havia muito tempo: unir a música, a Capital da Música, com a oportunidade para as crianças. E, hoje, temos a possibilidade de dar esse primeiro passo”, salientou.
Marília reforçou o desejo afirmado pelo prefeito de trazer o projeto para Tatuí. E contou que as tratativas surgiram em conversas anteriores entre eles. Ela também disse estranhar o motivo pelo qual o município, que detém o título de Capital da Música, não ter, até então, o projeto implantado.
A secretária ainda anunciou que o Projeto Guri será responsável pelo curso de iniciação musical de crianças, ministradas pelo Conservatório. No entanto, confirmou que os alunos que já estão matriculados na escola de música seguem com a grade curricular normalmente até o final do curso.
“Imaginar que o Conservatório daria conta disso é achar que ele não tem foco. O foco dele é uma formação mais preparatória, já direcionada para crianças que tenham essas aptidões e habilidades voltadas para a música, a iniciação musical”, argumentou.
“Ele (o Conservatório) é mais democrático, não necessariamente vai produzir músicos, e sim vai sensibilizar para a música”, enfatizou.
Em razão das atribuições estabelecidas para o Conservatório, Marília sustentou que a pasta possui dois movimentos: o primeiro seria o de colaborar na ajuda de formação de músicos; e o segundo, na formação de público.
“Quem ouve música, conhece música, conhece outras artes e, com isso, cria-se o hábito de consumo da cultura, que é o grande foco da secretaria. Não sou uma atriz, mas eu gosto de ir ao teatro porque conheço o teatro. Então, as pessoas criam este hábito a partir de seus conhecimentos, de repertórios iniciais. Por isso que a música é muito importante”, enfatizou.
De acordo com o diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura, Paulo Zuben, o projeto “complementa a formação da educação tradicional, com habilidades e o desenvolvimento de conhecimentos que se somam a tantas outras aptidões”.
“O nosso objetivo é complementar ações e estratégicas da secretaria, integrar uma política pública a outras que fomentem a transformação da vida, principalmente de crianças e jovens, mais ainda das que estão em situações mais desafiadoras”, observou.
“E o nosso objetivo é contribuir ainda mais com esse trabalho que a prefeitura já faz, porque acreditamos que a educação musical complementa a educação tradicional”, ressaltou.
Após a assinatura do acordo de cooperação de implementação do projeto, a comitiva da secretária visitou o “Senna em Ação” para conhecer as instalações do novo polo.
Projeto
Por meio de atividades lúdicas e práticas, os alunos do Projeto Guri darão os primeiros passos na iniciação musical. De acordo com a base curricular, dentro do projeto, eles também estudarão canto ou instrumento, além de coral, prática de conjunto e teoria musical por meio de aulas coletivas.
Serão ofertados, na cidade, cursos de musicalização infantil, para a faixa etária entre quatro e cinco anos; iniciação musical, para cinco e seis anos; e entre seis e sete anos.
O projeto é voltado para crianças e adolescentes e tem como propósito “desenvolver o crescimento cultural e inclusão social, por meio de uma educação musical de qualidade, apoiada por um trabalho social efetivo”, conforme divulgado pela iniciativa. Desde a criação do Guri, em 1995, já foram atendidos perto de 1 milhão de crianças e adolescentes.
Guri em Tatuí
O “Guri nas Escolas” oferecerá aulas às segundas-feiras, com 75 atendimentos aos alunos em contraturno com a escola “Senna em Ação”, nas disciplinas de prática vocal em três horários: das 13h30 às 14h30, das 14h30 às 15h30 e das 15h30 às 16h30. Por turno, serão oferecidas 25 vagas.
Já no Polo Guri Tatuí, as aulas serão às segundas-feiras e quartas-feiras, também no período da tarde, com 60 vagas. Ele funcionará a partir das 16h30, tendo como prioridade os alunos matriculados na rede municipal de ensino.
O período de inscrições para os dois programas do projeto tem início no dia 2 de fevereiro. O responsável legal pelo candidato deve comparecer na escola “Senna em Ação”, situado na rua Ernesto Nazaré, 191, no Jardim Planalto, com os documentos: RG ou certidão de nascimento do candidato, RG do responsável, comprovante de matrícula do candidato na rede pública de ensino e comprovante de endereço.
As inscrições poderão ser realizadas no dia 2 de fevereiro, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h; no dia 5 de fevereiro, das 10h30 às 12h e das 13h30 às 19h; 7 de fevereiro, das 10h30 às 12h e das 13h30 às 19h; 9 de fevereiro, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h; e no dia 16 de fevereiro, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Já nos dias 12 e 14 de fevereiro, em virtude do Carnaval, não haverá expediente. O início das aulas deve acontecer em 19 de fevereiro.