(Urgente Online)
A Secretaria de Saúde confirmou na manhã desta quarta-feira, o primeiro caso de morte por H1N1 no município. A vítima é uma idosa de 68 anos, que não teve o nome divulgado.
Em nota, a pasta informou que o óbito ocorreu no dia 14 deste mês, um sábado. A idosa deu entrada no Pronto-Socorro Municipal “Erasmo Peixoto”, no dia 9.
Ela apresentou sintomas da gripe, tendo sido internada na Santa Casa. A idosa permaneceu no hospital por cinco dias, onde recebeu cuidados e faleceu.
Conforme a secretaria, a paciente não havia tomado a vacina contra a gripe que tem sido fornecida pelo município desde o início de abril. Na primeira semana do mês passado, a Prefeitura disponibilizou 6.000 doses da vacina que combate o vírus Influenza. As unidades extras faziam parte do estoque do município, sendo aplicadas nos postos de saúde não somente ao grupo prioritário.
As doses extras terminaram no início de abril, por conta da campanha nacional que começou no dia 30 de abril e tinha fim previsto para o dia 20 deste mês.
Nesse período, houve imunizações de crianças entre seis meses e cinco anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da Saúde, indígenas, gestantes puérperas (mulheres com até 45 dias após parto), detentos e funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas.
Segundo a secretaria, a idosa que veio a óbito por conta da gripe fazia tratamento contra o câncer. Ela também estava hospitalizada por causa de pneumonia crônica.
Neste ano, Tatuí registrou 15 suspeitas da doença, sendo três casos descartados e 12 que ainda aguardam o resultado. Até esta quarta-feira, a Saúde registrou a imunização de 25.364 mil pessoas contra o vírus que causa a gripe.
A intenção é imunizar 80% das 44 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário.