O Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae Aqui Tatuí, em parceria com a Prefeitura, a ACE (Associação Comercial e Empresarial), a Femague (Fundação Educacional “Manoel Guedes”), o Sindicato Rural e Patronal de Tatuí e o Sebrae-SP, realiza, entre estes dias 26 e 30, o curso gratuito “Super MEI Gestão”, por meio do Programa Super MEI.
O curso será realizado no Sindicato Rural e Patronal, à rua 11 de Agosto, 1.375, das 18h às 22h, com carga de 20 horas.
Conforme o programa, a falta de gestão é um dos principais fatores que levam os pequenos negócios à falência prematura, e o Super MEI Gestão tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos microempreendedores individuais e potenciais empresários.
De acordo com o presidente da ACE, Eric Proost, um dos apoiadores do evento, “é importante participar destes cursos, principalmente quem está começando algum negócio ou querendo reciclar um empreendimento”.
“Às vezes, a pessoa montou um negócio sem muito conhecimento, ou, então, quer dar uma melhorada nas vendas. Então, estes cursos são ótimos, eles abrem bem a cabeça e dão outra visão para o empresário. É bem interessante. Já fiz vários, inclusive”, comentou.
Os principais temas de gestão de negócios e comportamentos empreendedores serão abordados em cinco encontros: planejamento, organização financeira, marketing, inovação e orientação de acesso ao crédito
O Programa Super MEI é um conjunto de cursos e soluções gratuitos. Além disso, os microempreendedores individuais (MEIs) que concluírem o curso poderão solicitar um financiamento pelo programa “Juro Zero Empreendedor”.
Nesse programa, entre outras coisas, o MEI pode conseguir um empréstimo de R$ 1.000 a R$ 20 mil sem avalista, com carência de seis meses e prazo de até 36 meses para pagar.
O dinheiro disponibilizado deve ser utilizado para melhorias ou ampliações no negócio. Conforme o Sebrae, o valor varia. Para o cliente conseguir o financiamento, precisa desenvolver um plano de negócio e, a partir dele, é avaliada a melhor linha de crédito.
Contudo, para o cliente receber o certificado e pleitear o “Juros Zero”, ele precisa ter, no mínimo, 75% de presença nas oficinas (portanto, é permitida apenas uma falta durante a semana). O curso visa aperfeiçoar o MEI em sua área de atuação, de maneira a fazer com que ele consiga aproveitar melhor o empréstimo obtido.
Ainda segundo o Sebrae, no primeiro dia do programa, serão explicadas todas as linhas de crédito para o MEI. Um consultor ficará disponível para informar como funciona o financiamento.