A Secretaria Municipal de Saúde, pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, realiza neste sábado, 1º, mais um Dia “D” da campanha contra sarampo e poliomielite. Inicialmente, a ação seria realizada até a sexta-feira, 31 de agosto, em todo o estado, contudo, a maioria das cidades havia atingido a meta de 95% do público-alvo.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE), enfermeira Rosana Oliveira, 5.991 crianças deveriam ser vacinadas durante a campanha. Até a quinta-feira, 30, o município havia vacinado 80,23% do público-alvo.
“Como não alcançamos a meta, o GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Sorocaba solicitou um meio estratégico para ver se a gente consegue estar melhorando o nosso índice”, comentou.
O novo “Dia D” acontece somente na Unidade Básica de Saúde “Aniz Boneder”, na área central, das 9h até às 15h deste sábado.
A campanha deste ano tem como público-alvo as crianças de um ano a cinco anos incompletos (4 anos. 11 meses e 29 dias). Não podem ser vacinadas crianças imunodeprimidas, como aquelas submetidas a tratamento para leucemia e pacientes oncológicos.
Fora do período de campanha, a imunização acontece de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as unidades básicas de saúde (UBS), com exceção das unidades Congonhal e Mirandas, que funcionam das 8h às 13h. Para receber a dose, é necessário apresentar a carteira de vacinação.
Todo o estado de São Paulo tem o novo Dia D de vacinação contra sarampo e paralisia infantil (poliomielite) neste sábado. Em SP, há 2,2 milhões de crianças nesta faixa-etária, sendo que cerca de 1,5 milhão delas já havia sido imunizada contra ambas as doenças durante a campanha.
A Secretaria de Estado da Saúde convoca os pais e responsáveis para levarem as crianças aos postos de vacinação. As doses das vacinas continuam disponíveis nos postos. A estratégia segue recomendação do Ministério da Saúde e amplia o prazo de encerramento da campanha, cuja data oficial era 31 de agosto.
De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o estado já aplicou mais de 3 milhões de doses de vacinas, garantindo a imunização de 1.548.862 crianças contra pólio e 1.528.214 contra sarampo, conforme aponta balanço feito pela pasta, com base nos dados informados pelos municípios.
Para atingir o total do público-alvo, ainda é preciso aplicar cerca de 655 mil doses da vacina contra paralisia infantil e de 675 mil contra sarampo.
Alerta especial é direcionado aos pais com crianças de um ano de idade, faixa que ainda apresenta 55% de cobertura para ambas as doenças. Entre os demais, de dois a menores de cinco anos, a cobertura é superior a 70%.
Em São Paulo, a campanha foi iniciada em 4 de agosto, com um Dia D extra. O segundo ocorreu em 18 de agosto, quando 5.800 postos de vacinação fixos e volantes estiveram em funcionamento, mobilizando mais de 38,4 mil profissionais.
Não há registro de casos de paralisia infantil em SP há 30 anos, e, desde 2000, não existem casos autóctones de sarampo no Estado.