Da reportagem
Começou nesta terça-feira, 29, em Tatuí, a primeira fase da campanha de vacinação contra a gripe. Idosos com 80 anos ou mais são imunizados nas unidades de saúde das zonas urbana e rural.
Para este grupo prioritário, a vacinação acontece de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 15h, em toda a cidade: UBS Central, UBS vila Dr. Laurindo, UBS Santa Cruz, UBS vila Esperança, ESF Tóquio, ESF Jardins de Tatuí, ESF vila Angélica, ESF São Cristóvão, ESF CDHU, ESF Valinho, ESF Rosa Garcia, ESF Jardim Santa Rita de Cássia e ESF Santa Luzia.
Já nas unidades de saúde rurais, dos bairros Mirandas, Congonhal e Enxovia, a vacinação acontece das 8h às 12h.
De acordo com a Secretaria de Saúde, para receber a vacina contra influenza, é preciso ter em mãos o cartão SUS e um documento com foto.
Conforme a secretaria da Saúde, Olga Daniela Kramek, diferentemente do que aconteceu na campanha de 2021, desta vez, não é necessário aguardar o intervalo de 14 dias entre a imunização da gripe e da Covid-19.
A população pode tomar as duas vacinas no mesmo dia, ou no dia seguinte, desde que seja nos postos de saúde que ofereçam os dois imunizantes. Mais informações podem ser obtidas na unidade de saúde mais próxima ou com a Vigilância Epidemiológica, pelo telefone (15) 3305-8855.
Próximas fases
O calendário de vacinação contra a gripe é dividido por etapas. A segunda fase tem previsão de início para o dia 4 de abril (segunda-feira), contemplando os idosos com 60 anos ou mais, além dos profissionais da Saúde.
Já a fase seguinte abrange as crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias de idade. As gestantes e as puérperas começarão a receber a vacina no dia 2 de maio (segunda-feira).
A quarta fase, que se iniciará em 9 de maio (segunda-feira), será destinada aos indígenas, quilombolas, professores das redes pública e privada, pessoas com deficiência e com comorbidades.
Por fim, no dia 16 de maio (segunda-feira), começará a quinta fase da campanha, abrangendo o maior grupo prioritário, composto pelos profissionais das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; funcionários do sistema prisional; caminhoneiros; trabalhadores portuários e de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.
As datas e locais da vacinação deste cronograma estão sujeitos a alterações. Por isso, é necessário estar atento ao site e às redes sociais da prefeitura para manter-se informado sobre possíveis alterações.
No estado de São Paulo, a campanha estava prevista para começar no dia 4 de abril, mas, com as entregas dos imunizantes pelo Instituto Butantan, a imunização pôde ser antecipada em uma semana.
A vacina do Butantan contra a influenza é trivalente e 100% nacional, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado. A expectativa da campanha é vacinar 90% do público-alvo.
O Instituto Butantan antecipou neste ano as entregas da vacina da gripe para o Ministério da Saúde. Ao todo, serão fornecidas 80 milhões de doses para a imunização em todo o Brasil.