Saúde engajada contra o câncer de mama

As ações terão início neste sábado; várias unidades de saúde terão programação (foto: arquivo O Progresso)

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, a partir deste sábado, 5, uma série de atividades junto à campanha “Outubro Rosa”. A programação inclui palestras, mutirão de Papanicolau e agendamento de mamografias, além de sessões massagens e beleza.

O “Outubro Rosa” é um movimento internacional de conscientização, criado na década de 1990, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e, a partir de 2011, sobre o câncer de colo do útero, em diversos estados.

A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.

A O Progresso, a secretária da Saúde, enfermeira Tirza Luiza de Melo Meira Martins, ressaltou que a iniciativa relembra a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos dois tipos de câncer que mais acometem as mulheres.

“Durante todo o mês de outubro, as UBSs (unidades básicas de saúde) e ESFs (Estratégia Saúde da Família) desenvolverão ações de promoção de saúde e prevenção com atividades diversas”, contou a secretária.

As ações têm início neste sábado, a partir das 8h, na UBS “Dr. Aniz Boneder” (“Postão”). Profissionais de saúde realizarão um mutirão de coleta de Papanicolau, além de sessões de auriculoterapia, aplicação de Reiki, maquiagem com consultoras da marca Mary Kay e sorteio de brindes.

Ainda no sábado, às 10h, a ESF “Dr. Medardo Costa Neves”, do Jardim Rosa Garcia, realiza uma palestra com o gastrocirurgião Juliano Piunti Teles, especialista em medicina integrativa e nutrologista.

Na quinta-feira, 10, às 10h, a ESF “Dr. Simeão Orsi”, da vila Angélica, promoverá palestra sobre câncer de mama, prevenção e tratamento, com a médica da saúde da família Rossana Esper.

Entre os dias 14 e 18, segunda-feira a sexta-feira, a ESF “André Batista”, da vila Santa Luzia, coletará exames de Papanicolau, com guias de mamografia, e promoverá palestras diariamente.

A programação ainda inclui duas palestras ministradas por uma equipe composta por psicólogo, farmacêutico e enfermeira, sobre prevenção do câncer de mama, na UBS “Dr. Almiro dos Reis”, na vila Dr. Laurindo, nos dias 11 e 25, sextas-feiras, às 9h30.

Ainda na sexta-feira, 25, às 13h, a ESF “Othoniel Cerqueira Luz”, no bairro CDHU “Orlando Lisboa de Almeida, também recebe palestra sobre prevenção do câncer e mutirão de coleta de Papanicolau.

Tirza lembrou que a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer, por meio de ações como as do Outubro Rosa, proporcionam maiores chances de cura e sobrevida em pacientes diagnosticados.

Levantamento realizado pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer) revelou que o Brasil somará cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama em 2019 – número que corresponde a 28% de todos os diagnósticos da doença registrados no país –, o que faz dele o tumor mais incidente entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma.

Já o câncer de colo de útero é o terceiro tumor feminino mais frequente entre os cânceres (atrás do de mama e do colorretal) e a quarta causa de morte por câncer no Brasil. O Papanicolau é o exame para detectar o câncer de colo do útero e deve ser realizado entre as mulheres com idade entre 25 e 64 anos.