Saúde confirma sete casos de dengue em Tatuí em três meses

Ações de limpeza nos bairros são realizadas pela prefeitura (foto: AI Prefeitura)
Da redação

A Secretaria de Saúde confirmou sete casos de dengue em Tatuí no primeiro trimestre deste ano. Entre os dias 17 de fevereiro e 15 de março, o órgão registrou três novos casos: dois são autóctones, contraídos no próprio município (no bairro Tanquinho e Jardim Rosa Garcia II) e um é importado (no Jardim Santa Rita de Cássia).

Somados aos números anteriores de 2023, totalizam-se sete casos, dos quais quatro são autóctones e três, importados. Os dados foram apresentados pelo Setor de Combate à Dengue e pela Vigilância Epidemiológica (órgãos da Secretaria da Saúde) durante a terceira reunião da Sala de Situação da Dengue de 2023, na quinta-feira, 16.

O encontro, que aconteceu no paço municipal, reuniu secretários, coordenadores, diretores e servidores de diferentes setores da prefeitura, além de representantes do Conselho Municipal de Saúde, da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde e da Sabesp.

Conforme a prefeitura, a reunião tem o objetivo de “ampliar o fluxo de informações, planejar novas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti (especialmente neste período de chuvas, propício para a proliferação) e facilitar a tomada de decisões”.

Relatório apresentado pelo Setor de Combate à Dengue aponta a realização de 23.743 visitas a imóveis; 1.421 controles de criadouros; 891 nebulizações portáteis; 48 ações resolvidas; e dois autos de infração aplicados em imóveis de acumuladores de entulhos, no Jardim Novo Horizonte e na avenida Vice-Prefeito Pompeo Realli, no período de 17 de fevereiro e 15 de março.

Segundo a coordenadora do setor, Juliana Aparecida Camargo da Costa, com isso, Tatuí concluiu o primeiro ciclo anual estipulado pela Coordenadoria de Controle de Doenças, da Secretaria de estado da Saúde, de um total de quatro ciclos mínimos.

Cada ciclo é referente a 80% de visitas aos imóveis cadastrados no município, divididos por regiões. Soma-se a cada ciclo o trabalho de ADL (avaliação de densidade larvária) e o acompanhamento especial nos pontos estratégicos (ferros-velhos, cooperativas de reciclagem, borracharias, entre outros).

Outra ação apresentada foi a distribuição de panfletos informativos sobre dengue e a operação “Limpeza nos Bairros”, que, nesta sexta-feira, 17, aconteceu no residencial Astória. A equipe de combate à dengue realizou o trabalho acompanhada de um carro de som pelas ruas do bairro.

Juliana acrescenta que a população deve estar atenta e realizar, periodicamente, a fiscalização em quintais, especialmente neste período chuvoso e quente.

O descarte correto de entulhos e demais materiais deve ser feito nos diversos ecopontos da prefeitura (lista completa, com dias, horários e locais de funcionamento em www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/).

O munícipe também pode denunciar os terrenos sujos e abandonados da cidade, ou as casas recém-construídas sem moradores e com piscinas, para a Ouvidoria Municipal (tatui.sp.gov.br/ouvidoria), pelos telefones 0800-770-0665 e (15) 3251-3576, ou ainda pelo telefone da Secretaria da Saúde (15) 3305-8855.

O órgão municipal ainda recomenda o uso diário de repelentes. E, caso a pessoa apresente algum sintoma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika ou chikungunya), que procure imediatamente uma unidade de saúde para receber o diagnóstico e o tratamento adequados.