A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo foi prorrogada novamente em Tatuí. Atendendo a orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, estendeu o período da vacinação para até a sexta-feira da próxima semana, 28.
Conforme relatório divulgado pela VE, o município atingiu o percentual de imunização de 95,9% para a poliomielite e de 94,2% para o sarampo. A meta no início na campanha era imunizar 95% do público-alvo, um total de 5.991 crianças na faixa de um até quatro anos de idade.
Até sexta-feira, 14, que seria o encerramento da campanha em todo o país, foram aplicadas 5.745 doses da vacina da Vop (Vacina Oral Poliomielite) e 5.645 doses da tríplice viral (sarampo/caxumba/rubéola) em Tatuí.
Para atingir a meta de 95% da imunização contra o sarampo, pelo menos mais 46 crianças ainda devem ser vacinadas. Elas estão na faixa de um e dois anos, segundo o relatório da Vigilância, que apontou menor índice de imunização entre estas idades.
No período regular da campanha, de 4 de agosto a 1º de setembro, a Vigilância Epidemiológica atingiu cobertura vacinal de 90,6% do público-alvo para poliomielite e 89% para sarampo.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Rosana Oliveira, a prorrogação não é só para cumprir a meta, mas para evitar que essas doenças voltem a circular.
“Os pais que ainda não levaram os filhos para tomar a vacina devem fazer isso o mais rápido possível, pois a vacina é o único meio de prevenir essas doenças”, aconselha a enfermeira.
Até o dia 28, os responsáveis devem levar as crianças até a unidade de saúde mais próxima. O atendimento é realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as UBSs, com exceção das unidades Congonhal e Mirandas, que funcionam das 8h às 13h.
Para receber as doses, é necessário apresentar a carteira de vacinação. Mais informações podem ser obtidas com a Vigilância Epidemiológica, situada na travessa Monsenhor Magaldi, 296, centro, telefone (15) 3259-6358.
Brasil bate meta
Conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde, ao final da campanha, 10,7 milhões foram vacinados contra a poliomielite e o sarampo no país, registrando cobertura vacinal de 95,4% para a pólio e de 95,3% para sarampo.
Mais de 4.400 municípios cumpriram a meta estipulada pelo MS. Os estados que não atingiram a meta devem continuar a vacinação.
Segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), alimentado pelos estados, foram aplicadas 21,4 milhões de doses das vacinas (10,7 milhões de cada). Quinze estados atingiram a meta para as duas vacinas. Outros dois, São Paulo e Tocantins, conseguiram o índice na vacinação de pólio.
A campanha deste ano é indiscriminada, por isso, todas as crianças de um ano a menores de cinco anos tiveram que se vacinar, independentemente da situação vacinal.
Os estados de Alagoas, Rio Grande do Norte, Amazonas, Bahia, Acre, Pará, Piauí, Roraima, Rio de Janeiro e o Distrito Federal ainda não atingiram a meta de vacinar 95% do público-alvo.
Com relação aos municípios, 1.180 não alcançaram o índice e, por orientação do Ministério da Saúde, devem buscar alternativas para vacinar 95% das crianças.
Aproximadamente 516 mil crianças ainda não tomaram as vacinas contra as duas doenças. A única faixa etária que não chegou ao índice de 95% foi a de um ano de idade, cuja cobertura está em 88%.