Tatuí recebeu premiação pelo trabalho realizado no combate à tuberculose. A certificação é de “Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose”, concedida pelo governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual da Saúde e do Centro de Vigilância Epidemiológica “Professor Alexandre Vranjac” (Divisão Estadual de Tuberculose).
O prêmio, recebido pelo “bom desempenho e pela qualidade nas ações de controle da tuberculose”, foi entregue durante o Fórum Estadual da Tuberculose de São Paulo – 2019, dia 23 de setembro.
Rosana de Oliveira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, e Aline Tochinski de Camargo, do Ambulatório de Infectologia, estiveram com a prefeita Maria José Vieira de Camargo no evento, para explicar sobre as campanhas realizadas e futuras ações.
Os municípios certificados foram aqueles que tiveram mais de 20 casos novos de tuberculose no ano e atingiram a meta de cura maior ou igual a 85%. Tatuí atingiu 88% de cura.
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada “Mycobacterium tuberculosis”, também conhecida como bacilo de Koch. A doença resulta em acometimento pulmonar (tuberculose pulmonar) e de outros órgãos, como pele, rins, ossos e cérebro.
A tuberculose se transmite pelo ar, por contato com secreções respiratórias contaminadas, habitualmente por meio da tosse. Os sintomas incluem tosse por mais de duas semanas, catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento.
Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar um posto de saúde o mais rápido possível, pois o tratamento é de graça e deve ser iniciado imediatamente.