
Da redação
Por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), a prefeitura promove na próxima quinta-feira, 15, o sarau em Tatuí “Arte não se tranca – Liberdade é Cuidado. Cultura é Resistência”, ação cultural e social que integra a programação do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio.
A data tem como objetivo conscientizar a população sobre os direitos das pessoas com transtornos mentais, conforme previsto na lei federal 10.216/2001, “defendendo uma abordagem mais humana e inclusiva no cuidado em saúde mental”.
Em Tatuí, a causa também está oficializada no calendário municipal, por meio da lei 5.357/2019. O evento será realizado das 10h às 15h, em frente ao Caps II, localizado na rua Maneco Pereira, 570, centro, e contará com “uma programação rica em cultura, expressão artística e integração entre os serviços da saúde mental e a comunidade”, segundo antecipado.
O sarau terá a participação de diversos dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial e de instituições parceiras da rede intersetorial, como a Apae, Fatec, entre outros.
Ao longo do dia, o público poderá acompanhar apresentações musicais, atividades físicas, oficinas, poesia e depoimentos, “todas com o propósito de valorizar a liberdade, o cuidado e a resistência por meio da arte”.
A programação completa:
10h – abertura oficial
10h20 – Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí
11h – alongamento com a educadora física Edylene Fernanda
11h – oficina de jogos – Caps Infantojuvenil
11h20 – Apae Tatuí: fanfarra (mediadores Thiago Pereira e Roberta Silva “Beré”), Dança Integrarte e Coral da Apae (mediadores Pedro Couto e Patrícia Moraes)
11h50 – apresentação Caps II – Trio Lucas, Larissa e Marcos e lançamento do clipe “Arte não se Tranca”
12h30 – “Oficina de Fuxico” – Caps IJ
13h30 – apresentação musical de Vinicius Mano (RAP)
14h – Microfone Aberto – espaço para poesias, falas e depoimentos
15h – Encerramento