Wladmir Faustino Saporito (PSDB) tomou posse como novo vereador, durante a reunião semanal dos parlamentares desta terça-feira, 26, na Câmara Municipal.
Saporito, que era suplente, foi convocado ao cargo para preencher a cadeira de Luís Donizetti Vaz Júnior, o Júnior Vaz (Podemos), que tivera o mandato cassado por infidelidade partidária pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, na terça-feira, 12.
Júnior Vaz foi reeleito pelo PSDB com 1.087 votos nas eleições de 2016 e trocou de partido em 2018. Saporito, que obteve 777 votos, também pelo PSDB, ingressou com processo reivindicando a vaga do parlamentar na Câmara.
O TRE julgou procedente a ação e decretou a perda do mandato de Júnior Vaz. Pela lei eleitoral vigente, o vereador só pode trocar de partido seis meses antes das eleições.
Advogado de Saporito, Maurício dos Santos Pereira informou que, como o partido é “dono” do mandato e não entrou com a ação, o interessado – no caso, o primeiro suplente – poderia fazê-lo, ou, ainda, o segundo suplente.
“Quem é o interessado pede. Sendo procedido, ele assume. Se não faz isso, o próprio Ministério Público entra com o processo”, explicou.
Este é o terceiro mandato consecutivo de Saporito na Casa de Leis. Ele comentou que a saída de Júnior Vaz era uma situação atípica, pela mudança partidária, pois a cadeira pertence ao PSDB.
“Ele foi vereador junto comigo na gestão anterior, uma pessoa boníssima, que eu tenho bastante apreço. Tenho certeza que, futuramente, ele terá outra oportunidade de voltar a esta Câmara”, declarou Saporito.