São Vicente de Paulo retoma atividades de projeto em fevereiro





No mês que vem, o Lar São Vicente de Paulo retomará as atividades do projeto Bem-Estar no Lar. A iniciativa é voltada a pessoas a partir de 60 anos e “mescla” idosos assistidos pela entidade e o “público externo”.

Conforme o presidente do asilo, Ivan Rezende Ferreira, a equipe que atua no projeto realiza, neste mês, a fase de planejamento. A ação contou com primeira turma em 2016, com encerramento em dezembro do ano passado.

Em fevereiro, a instituição reiniciará as atividades com os idosos assistidos e as pessoas que tenham disposição de participar. Ferreira explicou que o único requisito para ingressar no projeto é ter disponibilidade de tempo e estar em bom estado de saúde.

Na instituição, os idosos participam de ações que envolvem oficinas de artesanato e informática, cultivo de hortaliças, atividades físicas e lúdicas, como canto coral e comunicação social. “Cada aula acontece num dia diferente”, disse.

Os idosos recebem acompanhamento de profissionais da instituição e de voluntários. Até o ano passado, o asilo teve a colaboração de oito pessoas, além da equipe interna. Para este ano, a meta é aumentar o número de voluntários.

Tanto o público externo como o interno pode permanecer nas atividades pelo tempo que desejar. Ferreira disse que não há um “tempo limite” para a participação. “Depende da pessoa, que precisa passar por avaliação”, ressaltou.

A primeira turma contou com participação de 20 idosos que não estão asilados. Em 2017, a instituição quer ampliar o número de participação, segundo explicou a assistente social da instituição, Gesomina Iazzetti Grando.

O Lar São Vicente de Paulo iniciou o projeto em julho do ano passado, com recursos do Fundo Municipal do Idoso. Ele tem capacidade para atender 80 pessoas.