“Santista” anuncia investimentos e geração de mais empregos em Tatuí

Diretores da empresa informam ter a expectativa de ampliar a fábrica local

Diretores do grupo Santista em reunião com o prefeito, secretários e diretores municipais (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

A indústria têxtil Santista SA divulgou que pretende investir e gerar mais empregos em Tatuí. O anúncio foi feito na manhã de quinta-feira, 30 de março, no paço municipal, em reunião entre os diretores da empresa e o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior.

O chefe do Executivo recebeu a visita do diretor-presidente Gilberto Stocche e do diretor jurídico da Santista, Thiago Martins, além do advogado Fábio Cotait. Na ocasião, os diretores da empresa informaram ter a expectativa de ampliar a fábrica local.

“Na planta de Tatuí, temos mais de 500 funcionários e estamos com vagas de emprego abertas, inclusive em parceria com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT)”, comentou Stocche.

“Investimos na modernização do maquinário e a expectativa é ampliar a fábrica, já que temos um terreno de 915 mil metros quadrados e usamos atualmente apenas 150 mil. Por isso, estamos aqui, para nos aproximarmos, trocarmos experiências e buscarmos parcerias”, acrescentou.

Conforme a assessoria de comunicação do Executivo, o prefeito “parabenizou o trabalho da Santista e se dispôs a dar continuidade nas tratativas em prol do desenvolvimento da empresa e, consequentemente, do desenvolvimento econômico do município”.

De acordo com o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico da prefeitura, Hamilton Silva, a empresa ainda não anunciou o número de vagas que devem ser geradas, mas garantiu que haverá ampliação na planta.

Silva ainda destacou ter outras empresas no município com planos de ampliação. “Temos visitado várias empresas, e todas elas falam de planos de expansão. Estamos muito felizes com isso”, disse o diretor.

“A BRF quer expandir, a Embalagens Tatuí está em ampliação, a Marquespan também está para expandir. Mas, estão começando a construir as novas plantas. Até que isso se torne de fato uma vaga de emprego disponível, ainda pode ir de seis meses a um ano”, completou Silva.

Para o diretor, é importante o estreitamento das relações entre a prefeitura e as empresas da cidade, um trabalho que, segundo ele, vem sendo desenvolvido desde o ano passado.

“Temos visitado três ou quatro empresas por semana para estreitar a relação com os empresários. Isso tem sido muito positivo e, inclusive, foi elogiado pelo presidente da Santista. Ele disse trabalhar com várias cidades, até fora do Brasil, e nunca ter visto este tipo de relacionamento com o Poder Executivo”, comentou Silva.

Também participaram do encontro os secretários municipais Aniz Eduardo Boneder Amadei (Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho), Miguel Ângelo de Campos (Segurança Pública e Mobilidade Urbana), Paulo Sérgio de Almeida Martins (Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal); a diretora do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) e diretora estratégica do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Fabiana Grechi; o diretor de Trabalho, Daniel de Camargo Barros; e o engenheiro agrônomo do núcleo de aprovação de projetos da Secretaria de Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho, Vicente Alamino.

A equipe da prefeitura aproveitou a oportunidade para apresentar ao grupo Santista o Plano de Mobilidade Urbana do município, que inclui projetos a curto, médio e longo prazo de novas rotas e vias para a cidade.

Na ocasião, foi apresentado, entre outros, o projeto de construção da nova entrada da cidade; o novo trevo no quilômetro 110 da SP-127 (rodovia Antônio Romano Schincariol); o novo viaduto próximo ao fórum; a duplicação da SP-141 (rodovia Mário Batista Mori); e a construção de anel viário para acesso ao Jardim Lírio.

A reunião ainda tratou de projetos que “contribuirão para os principais desafios da cidade, implementando parcerias, empregabilidade e desenvolvimentos econômico e sustentável”, conforme anunciado pela assessoria.