Da redação
Entre os dias 20 e 25, acontece a “Semana Verde”, em comemoração aos cem anos do Santa Cruz Futebol Clube de Tatuí, a serem completados no dia 25, próximo sábado.
Para planejar e realizar os eventos comemorativos, o presidente da agremiação, Marcos Fernandes de Lima, organizou um comitê no qual os participantes atuam sem uma organização formal, de maneira “horizontal” nas decisões, por consulta.
Participaram do grupo e das tomadas de decisões, além do presidente: Clóvis Oliveira Campos, Benedito Roberto Machado Vieira, Luís Antônio, Luiz Carlos Teixeira, Rogério Lisboa, Carmen Negrão, Kelvin Morais, Lucas Marigo, Karolayne Martins Delgado, Giovanna Moreira, José Norbal de Moraes Marques, Ademir Cleto e Altamiro Vieira.
A agremiação divulgou os eventos que marcarão o centenário: no dia 20, segunda-feira, às 19h, acontece “live” transmitida pelo Facebook do Santa Cruz, quando será apresentado o podcast “Esquenta”, gravado com os ex-presidentes Euclides Ferreira Junior, Eugênio dos Santos Neto, Rubens Vieira de Paula, Vicente Meneses, além do técnico mais longevo do futebol tatuiano, ainda em atividade, o “Robertão”, das categorias de base do Santa Cruz
No outro dia, às 19h, ocorre sessão solene na Câmara Municipal com o lançamento de uma exposição de fotos, apresentação da regravação do hino do clube e homenagens institucionais à Fatec e ao Conservatório de Tatuí.
Nessa sessão, o presidente da Câmara, Renan Cortez (MDB), deverá entregar dois ofícios de reconhecimento e agradecimento à Faculdade de Tecnologia e ao CDMCC, responsáveis pela nova gravação do hino, oportunidade em que o trabalho será apresentado ao público.
Em razão de a Câmara estar em recesso, o presidente não pôde submeter ao plenário, para aprovação, uma moção de congratulação e aplauso às duas instituições, o que ainda, segundo ele, deverá acontecer no retorno dos trabalhos legislativos.
Já na quinta-feira, 23, às 19h, com a condução de José Norbal de Moraes Marques, acontecem atos de homenagens presenciais e em memória e apresentação do documentário “Sonho Verde, Uma Realidade Centenária”, na sede do Lions Clube de Tatuí.
“É o momento do resgate da história e da memória daqueles que, por vezes, são invisibilizados em muito pela sua simplicidade e humildade, mas que conseguiram um feito: manter por cem anos uma instituição amadora que não tem a certeza da entrada de recursos ao final de cada mês e, ano após ano, mesmo assim, conseguem consolidar e manter um patrimônio social e esportivo da cidade de Tatuí”, declara Marques.
Encerrando as comemorações, no próximo sábado, 25, às 10h, o estádio “Menote de Campos” (Santa Cruz) recebe uma disputa de “futebol solidário” com a arrecadação de caixas de leite pelo Lions Clube de Tatuí.
O evento terá a presença de ex-atletas profissionais conhecidos dos torcedores de futebol: Macedo (São Paulo/Santos), Tupãzinho (Corinthians), Palhinha (São Paulo), Zenon (Corinthians), Capitão (Lusa), Lange (São Paulo e Japão), Diego Barros (Remo), Miquita (São Bento), Kauan (das categorias de base do Audax).
“Nós combinamos com o Lions Clube que, gentilmente, nos cedeu sua maravilhosa estrutura para o jantar do centenário, e eles vão escalar uma equipe deles para ficar na portaria e arrecadar o leite para depois o próprio Lions distribuir”, acentuou o presidente do clube.
“Quero agradecer o presidente Ricardo (dos Santos), o Christian (Pereira de Camargo) e o Altair (Vieira), que se empenharam para que desse certo essa parceria celebrada entre Santa Cruz e Lions Clube de Tatuí”, finalizou.
De acordo com Marques, é difícil qualquer previsão de público. “Mas, imaginamos que a data é muito significativa para o esporte tatuiano, para a cidade, porque o Santa Cruz extrapola a concepção de que é só do bairro de Santa Cruz. É patrimônio de Tatuí e, centenárias, que eu sei, são só duas instituições: o jornal O Progresso de Tatuí e o Santa Cruz Futebol Clube”.
Sobre o “Santa”
O time foi fundado em 1925, tendo como “casa” o campo próximo às indústrias têxteis no bairro que leva o mesmo nome. Os primeiros jogadores eram os próprios operários.
“Chegando ao centenário, o Santa Cruz mantém viva a paixão pelo futebol e a tradição construída em Tatuí ao longo deste primeiro século de história”, sustenta a diretoria.
O presidente do clube representou o time em uma homenagem entregue na Câmara de Tatuí, em novembro do ano passado, na solenidade relacionada aos profissionais de educação física.
No evento, ele falou sobre os cem anos e a honra de estar à frente do clube nessa comemoração. “O centenário é uma das maiores conquistas, num cenário em que a média de duração dos times é entre 20 e 25 anos”, destacou.
“É o primeiro de Tatuí a atingir essa marca histórica, que enche de orgulho a comunidade do bairro que deu nome ao time”, enfatizou.
Na mesma solenidade em que o Santa Cruz recebeu a homenagem na Câmara Municipal, Marques, ex-presidente, apresentou um texto sobre a trajetória do time.
“Com o passar dos anos, tornou-se uma referência na região onde fica a sua sede. Traz no DNA a resiliência e a força dos seus fundadores e torcedores apaixonados, pela atividade ininterrupta nesses cem anos que apontam para os próximos cem”, ressalta um trecho lido pelo ex-presidente.
“Santa Cruz de gente valorosa, de famílias inteiras dedicadas a construir essa instituição que é patrimônio da nossa cidade. Gente que ainda está entre nós e outros que se tornaram imortais na memória de quem é ‘verdão’. A história segue sendo escrita sem limite de tempo e para nunca ser encerrada”, concluiu Marques.