Santa Casa terá investimentos em ampliação e acessórios





Nova parceria entre o município e o governo do Estado prevê ampliações, repasses financeiros, aumento no número de vagas e novos equipamentos para a Santa Casa. As medidas foram definidas na quinta-feira da semana passada, 20, em audiência na Secretaria de Estado da Saúde, de acordo com a Prefeitura.

Na ocasião, comitiva formada pelo vice-prefeito Vicente Menezes, pelo secretário Municipal da Saúde, Máximo Machado Lourenço, pela provedora da Santa Casa, Nanete Walti de Lima, e pela diretora filantrópica, Vanessa Pinheiro de Carvalho, foi recebida pelo deputado estadual padre Afonso Lobato, pelo secretário-adjunto, Wilson Modesto Pollara, e pelo assessor administrativo da secretaria estadual, advogado tatuiano Luiz Mello, assessor direto do titular da pasta, o médico Davi Uip.

Entre as melhorias na Santa Casa, estarão: reforma e ampliação do centro cirúrgico, dois novos leitos para a unidade de terapia intensiva (UTI) e o aumento em 40% no repasse do Sistema Único de Saúde (SUS), o que representa cerca de R$ 210 mil a mais todo mês, de acordo com informações da Prefeitura.

“Trata-se de uma ação que dará nova sustentação financeira à Santa Casa, permitindo equilíbrio das contas e recuperação da capacidade de investimento, sem falar no aumento de vagas para os pacientes. São melhorias que credenciam Tatuí para se tornar um centro regional de cirurgias eletivas, um marco para saúde pública em nossa cidade”, comemorou Lourenço.

Ainda segundo a Prefeitura, também foram autorizadas a revitalização da sala de raio X, que, além de reforma civil, receberá dois novos equipamentos, um fixo e um portátil, e a liberação de R$ 500 mil para custeio, os quais já estão disponíveis na conta do hospital.

“Temos trabalhado muito nessa área, especialmente no planejamento, buscando soluções que possam definitivamente transformar o setor, como é o caso da ampliação do centro cirúrgico, mas também da conclusão das obras do Cemem e da UPA, que nos permitirão desafogar o Pronto-Socorro Municipal”, afirmou o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu.