Santa Casa de Tatuí promove ‘grande’ captação de órgãos

Coleta aconteceu na sexta, após óbito de homem de 39 anos

0
Captação dos órgãos envolve helicóptero da Força Aérea Brasileira (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da redação

A prefeitura de Tatuí divulgou na tarde de sexta-feira, 17, a realização de mais uma “grande” captação de órgãos ocorrida na Santa Casa de Misericórdia, por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Transplante da unidade.

(foto: AI Prefeitura)

O doador foi um homem de 39 anos, falecido na quinta-feira, 16, no hospital tatuiano. A família autorizou a doação e foram captados: fígado, coração, pâncreas, olhos, ossos e rins, possibilitando que seis pessoas que esperam por transplante possam ser beneficiadas.

Os órgãos foram captados na sexta-feira, pelo 3ª ETA (Esquadrão de Transporte Aéreo) da FAB (Força Aérea Brasileira), auxiliando o trabalho da prefeitura de Tatuí, Secretaria Municipal de Saúde, Pronto-Socorro Municipal “Erasmo Peixoto” e Santa Casa.

De acordo com a prefeitura, muitas equipes médicas estiveram envolvidas na ação. Os órgãos foram enviados para pacientes do Hospital das Clínicas de São Paulo (coração)e do Hospital bandeirantes de São Paulo (pâncreas), além de hospitais em São José dos Campos (fígado), Sorocaba (olhos), Botucatu (rins) e Marília (ossos).

Publicidade